Dimensão crítica e design de material didático no contexto dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: o caso do inglês
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9201Palabras clave:
Pedagogia crítica, Pedagogia pós-método, Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo, Material didático, InglêsResumen
Investigamos o material didático do curso de inglês dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL), buscando perceber indícios que apontem para a presença de uma dimensão crítica em seu design. Nossa análise, embasada em aspectos da Pedagogia Crítica e da Pedagogia Pós-método, orientou-se a partir de 3 eixos fundamentais: a temática central das unidades; a utilização dos códigos; e a maneira como esses códigos são explorados. Percebemos que o material didático parece não se alinhar com uma perspectiva crítica, assumindo um currículo oculto de não questionamento do status quo e concebendo língua e seu contexto de ensino e aprendizagem como algo desconectado de questões político-sociais. O material didático parece-nos, dessa forma, não contribuir para o estabelecimento de uma proposta pedagógica comprometida com a formação cidadã de seus alunos e alunas, aprendizes dos CEL. Compreendemos que os resultados de nossa análise poderão servir como referência para a produção de material didático em que se considere a dimensão crítica em seu design, seja para o inglês, seja para os outros idiomas ofertados pelo Centro de Estudos de Línguas.
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