Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:
a formação do professor em questão
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.705Mots-clés :
Ensino de línguas estrangeiras;, Língua inglesa;, Formação de professoresRésumé
Este artigo resultou da análise dos dados coletados durante a primeira de três etapas de um estudo realizado pelo GEPLE (Grupo de Estudos de Professores de Língua Inglesa da USC Bauru-SP), cujos objetivos são: na 1ª etapa visa-se traçar o perfil geral do profissional que atua no ensino de língua inglesa no ciclo II do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino da cidade de Bauru; na 2ª etapa pretende-se realizar um levantamento da prática pedagógica destes professores através de gravações de aulas e de entrevista semi-estruturada; e na 3ª etapa, objetiva-se a oferta de cursos de extensão e/ou pós-graduação para os professores deste contexto. Participaram desta primeira etapa da pesquisa vinte e cinco professores efetivos de língua inglesa de todas as trinta e duas instituições de Bauru com o perfil acima explicitado. Tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que a formação de um profissional constitui-se em trabalho de muitos anos e a formação inicial, ressaltamos a relevância desta pesquisa como indicadora do perfil e das necessidades dos professores, para que, a partir delas, sejam elaborados cursos de extensão e pós-graduação, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e o professor da escola pública.
Téléchargements
Références
ALMEIDA FILHO, José Carlos P. de. Crise, Transições e mudança no currículo de formação de professores de línguas. In: FORTKAMP, Matilde B. M.; TOMITCH, Lêda B. M. (Orgs.). Aspectos da Lingüística Aplicada ”“ estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Editora Insular, 2000.
ANDRÉ, Marli Eliza D. Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus Editora, 1995.
CAVALCANTI, Marilda C.; MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Implementação de pesquisa na sala de aula de línguas no contexto brasileiro. Trabalhos em Lingüística Aplicada, 17, p. 133-144, 1991.
GIMENEZ, Telma. (Org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Ed. UEL, 2002.
______. Desafios contemporâneos na formação de professores de Línguas: contribuições da Lingüística Aplicada. In: FREIRE, Maximina M.; VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena; BARCELOS, Ana Maria. (Orgs.). Lingüística aplicada e contemporaneidade. Campinas: ALAB/Pontes, 2005. p. 183-201.
GIOVANNI, Luciana Maria. A didática da pesquisa-ação: análise de uma experiência de parceria colaborativa entre universidade e escolas públicas de 1º e 2ºgraus. 1994. Tese (Doutorado em didática) ”“ Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1994.
KUMARAVADIVELU, B. The post-method: (e)merging strategies for second/foreign language teaching. In: TESOL Quarterly, n.28, p. 27-48, 1994.
LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.
MARTINS E ORTIZ, Heloísa. Educadores em formação: uma experiência colaborativa de professores em (trans)formação inicial. 2002. Tese (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) ”“ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______. Os professores e sua formação. Lisboa ”“ Portugal: Dom Quixote, 1992.
______. Tempos da escola no espaço Portugal-Brasil-Moçambique. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 161-186, 2001.
SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VASQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VIEIRA ABRAHÃO, Maria Helena. A prática de ensino e o estágio supervisionado como foco de pesquisa na formação do professor de LE. Contexturas, v. 1, São Paulo, 1992.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores, idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.