Organização tópica e sumarização do texto: estratégia para ensino de leitura

Auteurs-es

  • Clemilton Lopes Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.588

Mots-clés :

Ensino; Leitura;, Tópico Discursivo;, Sumarização

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar a topicalidade, um princípio organizador do texto, como um pressuposto para a realização de atividades de leitura. Propõe-se que o exercício de análise da organização tópica possibilita o desenvolvimento da habilidade de sumarização das informações, já que envolve, necessariamente, o processo de abstração dessas informações em macroproposições semânticas. A atividade de sumarização/resumo do texto pelo viés da sua organização tópica se reverte, portanto, em uma estratégia de ensino de leitura, concebida como processo estratégico e interativo de construção de sentido. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Références

BROWN, Gillian; YULE, George. Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

GOODMAN, Kenneth. Unity in reading. In: SINGER H.; RUDDELL, R. B. Theoretical model and processes of reading. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.

______. The reading process. In: CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. (Eds.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

GOUGH, Philip B. One second of reading. In: KAVANAGH, J. F.; MATTINGLY, I. G. (Orgs.). Language by ear and by eye. Cambridge: MIT Press, 1972.

______. One second of reading. In: SINGER H.; RUDDELL, R. B. Theoretical model and processes of reading. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.

JUBRAN, Clélia C. A. S. et al. Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (Org.). Gramática do português falado, v. II. Campinas/SP: UNICAMP, São Paulo: FAPESP, 1992.

PERELMAN DE SOLARZ, Flora. La Construccion del resumen. Lectura y Vida, ano 15, n. 3, p. 28-46, Buenos Aires, IRA, 1994.

PINHEIRO, Clemilton Lopes. A prática do resumo no contexto universitário. Athos & Ethos, v. 1, Patrocício-MG, Faculdade do Patrocínio, p. 117-140, 2001.

______. Organização tópica na fala e na escrita. In: SOARES, M. E. (Org.). Pesquisas em lingüística: descrição, aplicação, ensino. Fortaleza: PPGL-UFC/GELNE, 2006.

RUMELHART, David E. Toward an interactive model of reading. In: DORNIC, S. Attention and performance VI.Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1977.

______. Toward an interactive model of reading. In: SINGER, H; RUDDELL, R. Theoretical models and process of reading.3rd ed. Newark, Delaware: International Reading Association, 1985.

SOUSA E SILVA, Maria Cecília P. A tarefa de sumarização num contexto mais amplo de produção escrita. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÃSTICA APLICADA. Anais, Campinas, UNICAMP, 1985.

VAN DIJK, Teun A. La ciencia del texto. Barcelona: Paidós, 1978.

Téléchargements

Publié-e

2011-04-10

Comment citer

Pinheiro, C. L. (2011). Organização tópica e sumarização do texto: estratégia para ensino de leitura. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(1), 49. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.588

Numéro

Rubrique

Artigos