Ensino de espanhol sob o viés de língua como recurso econômico: a representação cultural hispânica na coleção Aula Internacional – Nueva Edición

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DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46386

Mots-clés :

ensino de espanhol, livro didático, políticas linguísticas

Résumé

O lugar de protagonismo comumente ocupado pela Espanha nos textos e atividades de livros didáticos de espanhol como língua adicional impacta não apenas no sentido numérico-quantitativo, mas também pelo seu modo de representação sociocultural. Essa centralização eurocêntrica acentua-se ainda mais quando analisamos livros produzidos por editoras espanholas. Nesse sentido, objetivamos, neste artigo, discutir sobre a representação da cultura hispânica, em especial a espanhola, em livros didáticos (LDs) de espanhol de circulação global. Para tanto, analisaremos, quantitativo e qualitativamente, a coleção Aula Internacional – Nueva Edición (CORPAS; GARCÍA; GARMENDIA; 2013; CORPAS; GARMENDIA; SORIANO, 2013; CORPAS; GARMENDIA; SORIANO, 2014; CORPAS et al., 2014a; CORPAS et al., 2014b), da editora Difusión. Como referenciais teóricos, nos baseamos nos conceitos de poder e regimes de verdade (FOUCAULT, 1979) e no viés de “espanhol como recurso econômico”, como parte de uma política de expansão linguística (LAGARES, 2018; DEL VALLE, 2007). A análise aponta para uma abordagem cultural pautada na mercantilização do ensino da língua em prol do interesse espanhol, contribuindo para a manutenção da sua soberania. Urge-nos, portanto, desenvolver uma prática educacional que busque o rompimento dessa lógica hegemônica, de modo que a América Latina deixe de ocupar um lugar de marginalização nesses materiais didáticos. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Rafaela Iris Trindade Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol pelo PROPGPEC/Colégio Pedro II. Possui experiência em ensino de espanhol e de português como língua adicional. Atualmente, é mestranda (bolsista CAPES) em Letras Neolatinas pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ e desenvolve pesquisa dentro dos temas: variação linguística, material didático e ensino de espanhol para brasileiros.

Ana Beatriz Simões da Matta, Colégio Pedro II

Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português-Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Mestre em Linguística pela UERJ e possui pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET- RJ e doutoranda em Letras Neolatinas pela UFRJ. Tem interesse em pesquisas sobre tecnologias digitais e escolarização doméstica , além de leitura e produção textual em Língua Portuguesa. Atualmente, é Professora efetiva de Língua Espanhola do Colégio Pedro II.

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CORPAS, J.; GARMENDIA, A., SORIANO, C. Aula internacional 3 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2014.

CORPAS, J. et al. Aula internacional 4 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2014a.

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Publié-e

2023-04-28

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Ferreira, R. I. T., & Matta, A. B. S. da. (2023). Ensino de espanhol sob o viés de língua como recurso econômico: a representação cultural hispânica na coleção Aula Internacional – Nueva Edición. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(1), AG3. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46386