Práticas avaliativas em aulas de línguas estrangeiras: articulação didática entre o formativo e o somativo

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DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42303

Mots-clés :

Avaliação formativa, Avaliação somativa, Ensino-Aprendizagem de línguas estrangeiras

Résumé

Neste artigo, tratamos das relações entre as funções formativa e somativa da avaliação, na sala de aula de Língua Estrangeira, abordando as práticas avaliativas na perspectiva da Didática das línguas/culturas, que procura articular entre si as diferentes dimensões do ensinar e aprender uma língua. Realizamos uma reflexão teórico-metodológica, fundamentada na literatura sobre avaliação escolar (ALLAL, 2004; GATTI, 2002; FERNANDES, 2005; 2008), e sobre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (CONSELHO DA EUROPA, 2001; COURTILLON, 2003; DUPLESSIS, 2007), e analisamos uma unidade didática de Francês Língua Estrangeira com o objetivo de mostrar que, quando articuladas, procedimentos formativo e somativo contribuem para a qualidade do ensino e das aprendizagens em língua e para o consequente desenvolvimento da autonomia dos aprendentes. Concluímos que, no ensino e na aprendizagem de línguas, as atividades avaliativas, que se iniciam com o contrato didático e a apreensão dos objetivos didáticos, se fundem às atividades linguageiras, potencializando as aprendizagens cotidianas e articulando-se às atividades somativas e/ou certificativas decorrentes das demandas institucionais.

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Luciana de Oliveira Alves, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras - dupla licenciatura - em língua portuguesa (2005) e língua francesa (2007) e mestrado em Estudos linguísticos pela Universidade Federal do Pará (2017). É, desde 2018, doutoranda na área dos Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. Atualmente, é professora de língua francesa da Escola de Aplicação da UFPA. Tem experiência na área de avaliação e ensino-aprendizagem de línguas, com ênfase em língua francesa.

Myriam Crestian Chaves da Cunha, Universidade Federal do Pará

Cursou uma licenciatura em Português-Língua Estrangeira pela Universidade de Toulouse II (Le Mirail) - França (1980), revalidada em licenciatura de Francês-Língua Estrangeira pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1984). Em 1985, também graduou-se em Serviço Social pela UFPA, onde também cursou um Mestrado em Letras (área de concentração: Estudos Linguísticos) (1992). Em 1998, finalizou um Doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade de Toulouse II (Toulouse Le Mirail, recém-rebatizada Toulouse-Jean Jaurès) - França. Desde 2013 é professora Associado IV da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Licenciatura de Francês) e no Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras e Comunicação. Coordena o grupo de pesquisa AVAL (Avaliação da/na aprendizagem de línguas) e o Curso de extensão de Português como Língua Estrangeira para turmas pré-PEC-G. Sua experiência de pesquisa e ensino situa-se na área do Ensino/Aprendizagem de Línguas/Culturas (materna, segunda e estrangeiras), com atuação nos seguintes temas: didática das línguas, epistemologia do ensino/aprendizagem de línguas; avaliação da aprendizagem em línguas (em particular avaliação formativa, regulação e autorregulação da aprendizagem); abordagem interacional de ensino de línguas; formação de professores de línguas. 

Références

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Publié-e

2022-09-21

Comment citer

Alves, L. de O., & Cunha, M. C. C. da. (2022). Práticas avaliativas em aulas de línguas estrangeiras: articulação didática entre o formativo e o somativo. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(2), AG1. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42303