Concepções de adultos recém-escolarizados sobre escrita e letramento

Autores

  • Patrícia Cardoso Batista Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Lúcia de Campos Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Maria de Almeida Netzel Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25029

Palavras-chave:

letramento, oralidade, escrita, adultos

Resumo

Nesta pesquisa, realizada com recém-escolarizados do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscamos investigar o valor atribuído à cultura da escrita. Desse modo, a questão principal de investigação é: que concepções os egressos da Educação de Jovens e Adultos têm sobre a escrita? Essa é uma questão relevante, pois é importante compreender o ponto de vista desses adultos sobre o cotidiano na sociedade letrada e a avaliação que fazem quanto ao impacto dos estudos no programa educacional em suas práticas sociais. Para tanto, empregamos como encaminhamento metodológico a pesquisa de campo, de cunho qualitativo, a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro pessoas que frequentaram essa modalidade escolar, e na análise textual discursiva, elencamos os dados em categorias. Como fundamento teórico, consideramos os Estudos do Letramento. Enfim, destacamos os benefícios que os participantes atribuem às suas práticas sociais a partir do aprendizado ou do aprimoramento da linguagem escrita. Por meio desta discussão, pretendemos contribuir para que os estudantes da EJA sejam compreendidos por pesquisadores e educadores, motivando intervenções que favoreçam esse público.

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Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (2018). Graduada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2016).

Ana Lúcia de Campos Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é docente do departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina - PR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, práticas de ensino de língua materna e formação de professores.

Rosangela Maria de Almeida Netzel, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Ensino de Ciências Humanas, pela UTFPR (2016). Especialista em Literatura e Estudos da Linguagem (2009), e em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa (2012). Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela FAFICOP, em 2007 (atual UENP - CP), e em Pedagogia (2ª Licenciatura), em 2017. Docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Prefeitura Municipal de Londrina, e Professora Colaboradora no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2019-06-01

Como Citar

Batista, P. C., Campos Almeida, A. L. de, & Netzel, R. M. de A. (2019). Concepções de adultos recém-escolarizados sobre escrita e letramento. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 18(1), 57–79. https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25029

Edição

Seção

Artigos