Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos

Auteurs-es

  • Susana Aparecida Ferreira Unioeste - doutoranda
  • Aparecida de Jesus Ferreira Unioeste/UEPG

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1233

Mots-clés :

Raça;, Etnia;, Identidades sociais;, Material didático

Résumé

Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis.

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Bibliographies de l'auteur-e

Susana Aparecida Ferreira, Unioeste - doutoranda

Doutoranda em Letras pela Unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aparecida de Jesus Ferreira, Unioeste/UEPG

Dra. em Educação de Professores pela University of  London. Professora do Programa de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade (UEPG) e colaboradora do Programa de mestrado/doutorado em Letras na Unioeste.

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Publié-e

2014-06-19

Comment citer

Ferreira, S. A., & Ferreira, A. de J. (2014). Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1233

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