O uso da tradução no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras

Autores/as

  • Sérgio Romanelli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i2.756

Palabras clave:

Tradução;, Linguística aplicada;, Ensino de línguas estrangeiras

Resumen

Com o surgimento da Abordagem Comunicativa, em meados dos anos 1980 do século passado, a questão do uso da tradução em sala de aula de língua estrangeira (LE) foi deslocada para as áreas periféricas do debate linguístico. Os manuais de linguística aplicada e de didática das LE ignoraram durante muito tempo a questão, considerando-a um problema já resolvido, ou seja, era comumente aceito pela comunidade científica que o uso da tradução em sala de aula era desnecessário e até desaconselhável. Com este artigo, pretende-se reabrir a discussão analisando os motivos não somente linguísticos, mas também ideológicos e políticos que essa discussão envolve, e reavaliar as vantagens desta técnica didática. Começa-se ilustrando de que forma as várias abordagens para o ensino de LE têm considerado a tradução desde meados do século XVII até a época contemporânea. Verifica-se como, não obstante a tradução tenha perdido progressivamente seu papel de técnica eficaz no ensino/aprendizagem de uma LE, é, porém, bastante comum ver professores que usam a língua materna (LM), e estudantes que se aproximam da LE mediante o uso da tradução. Conclui-se esta análise sugerindo uma série de possíveis atividades didáticas que contemplem o uso da tradução em uma sala de aula de LE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Romanelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Catarina ”“ UFSC

Citas

ATKINSON, David. The mother tongue in theclassroom: a neglected resource? ELT Journal, v. 41, n. 4, October, 1987, p. 241-247.

__________. Teaching monolingual classes. Essex: Longman Group UK Limited, 1993.

AUERBACH, Ernest. Reexamining English only in the ESL classroom. Tesol Quarterly, v. 27, n. 1, spring 1993, p. 9-30.

BALBONI, Paolo. Tecniche didattiche per l’educazione linguistica. Italiano, lingue straniere, lingue classiche.Torino: Utet, 1998.

BALBONI, Paolo. Le sfide di Babele:Insegnare le lingue nelle società complesse.Torino: Utet, 2002.

BENUCCI, Antonella.Lagrammatica nell’insegnamento dell’italiano a stranieri. Roma: Bonacci Editore, 1994.

COSTA, WalterCarlos. Tradução e ensino de línguas. In: BOHN H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos de Lingüística Aplicada ao ensino de línguasestrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988, p. 282-291.

DAJANI, Jabr. Using mother tongue to become a better learner. MET, v. 11, n. 2, 2001, p. 65-67.

HARBORD, John. The use of the mother tongue in the classroom. ELT Journal, v. 46, n. 4, October, 1992, p. 350-355.

RANCIÈRE, Jacque. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual.Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

ROMANELLI, Sergio.O ensino/aprendizagem de pronomes do italiano: interferência na interlíngua do falante do português brasileiro. Desempenho, UnB, 2003, p. 41-50.

TITONE, Renzo. Glottodidattica: un profilo storico. Bergamo: Minerva Italica, 1982.

WIDDOWSON, Henry. The deep structure of discourse and the use of translation. In: BRUMFIT, C. J.; JOHNSON, K. (Eds.). The communication approach to language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1979. (fotocopia sem número das páginas).

Publicado

2011-04-09

Cómo citar

Romanelli, S. (2011). O uso da tradução no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(2), 200. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i2.756

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.