Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades

Authors

  • Angela Gonçalves de Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Carmen Khnychala Cunha Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.719

Keywords:

Novas tecnologias;, Educação; Crenças;, Ensino de inglês como língua Estrangeira

Abstract

O uso das “novas” tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é  algo que já está posto. Nossos alunos utilizam, constantemente, algum tipo de  tecnologia e nós, professores, precisamos conhecer um pouco mais acerca de suas  possibilidades. Este artigo visa diferenciar os termos tecnologia e novas tecnologias  para, em seguida, refletir acerca de seus possíveis usos na educação e, por fim, analisar  o caso do uso do blog em sala de aula de língua inglesa, assim como as crenças dos  participantes quanto a essa ferramenta. A Epistemologia Qualitativa foi a metodologia  utilizada nesta pesquisa. Alguns problemas foram encontrados tanto pelos aprendizes  quanto pela professora no uso do blog e das “novas” tecnologias como ferramentas para  o ensino e aprendizagem, mas a experiência, ainda assim, foi positiva. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angela Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda na Universidade Federal de Uberlândia ”“ UFU

Maria Carmen Khnychala Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora na Universidade Federal de Uberlândia ”“ UFU

References

ALMEIDA, Guilherme Assis de. Novo milênio novo de novo. 2007. Disponível em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/guilherme15.htm. Acesso em: 10 maio 2008.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 53-77. (Coleção educação contemporânea).

BIANCHETTI, Lucídio; FERREIRA, Simone de Lucena. As tecnologias de informação e de comunicação e as possibilidades de interatividade para a educação. Revista FAEEBA. Salvador, v. 13, n. 22, 2004.

BUCHSBAUM, André; BUCHSBAUM, Paulo (Org.). Do bestial ao genial: frases da política. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

CHAVES, Eduardo O. C. Tecnologia na educação: conceitos básicos. 1999. Disponível em: http://edutec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/edconc.htm. Acesso em: 10 maio 2008.

COUTINHO, Clara Pereira. Tecnologia educativa e currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam? Revista Teias, v. 8, n. 15-16, jan./dez, 2007. Disponível em: http://www.revistateias.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/176/174. Acesso em: 23 maio 2008.

DANIEL, John. Tecnologia é a resposta: qual é a pergunta? ”“ A importância das novas tecnologias educacionais para a formação de professores para a educação básica. Palestra apresentada no Fórum Brasil de Educação ”“ 3º Encontro Nacional. 2003. Disponível em: http://portal.unesco.org/education/en/ev.php-URL_ID=19398&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em: 2 jun. 2008.

DWYER, Tom; WAINER, Jacques; DUTRA, Rodrigo; COVIC, André; MAGALHÃES, Valdo; FERREIRA, Luiz Renato; PIMENTA, Valdiney Alves; CLAUDIO, Kleucio. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 101, p. 1303-1328, set./out, 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 28 maio 2008.

GARDNER, Howard. Cinco mentes para o futuro. São Paulo: Artmed, 2007. p. 11-26.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

______. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998. p. 47-58; p. 103-111.

MARTÃNEZ, Jorge H. Gutiérrez. Novas tecnologias e o desafio da educação. In: TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004. p. 95-108.

MARTINEZ, Vinício Carrilho. Conceito de tecnologia. 2006. Disponível em: http://www.gobiernoelectronico.org/node/4652. Acesso em: 2 jun. 2008.

MENEZES, Eduardo Pimentel. Novas tecnologias: repercussões no tempo e no espaço da educação a distância. 2003. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2003/texto07.htm>. Acesso em: 14 maio 2008.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo Revista de Ciências da Educação. Lisboa, n. 3, maio/ago., 2007, p. 41-50. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt. Acesso em: 05 abr. 2008.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, set-out, p. 24-26, 1995. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm. Acesso em: 5 abr. 2008.

MOREIRA, Antonio; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100 (edição especial), p. 1037-1057, out., 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 5 abr. 2008.

NUNES, Marília Forgearini. O papel do supervisor frente à s novas tecnologias, 2007. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/supertec.htm. Acesso em: 14 maio 2008.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. MCB University Press, v. 9, n. 5, out., 2001. Disponível em: www.marcprensky.com/writing/default.asp. Acesso em: 17 jun. 2008.

SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

SANDHOLTZ, Judith Haymore; RINGSTAFF, Cathy; DWYER, David. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 47-63.

VYGOTSKY, Lev Semenovictch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Published

2011-04-10

How to Cite

Souza, A. G. de, & Cunha, M. C. K. (2011). Reflexões sobre a tecnologia educativa: conceitos e possibilidades. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 82. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.719

Issue

Section

Artigos