O ensino da escrita nas disciplinas Estudo do Meio e Ciências da Natureza, no Ensino Básico: o caso da resposta fundamentada
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.33430Palavras-chave:
Escrita em todas as disciplinas, Resposta fundamentada, Sequência didáticaResumo
É possível organizar um ensino explícito e sistemático da escrita de uma resposta fundamentada nas disciplinas Estudo do Meio ou Ciências da Natureza, no 1o e no 2o ciclos do Ensino Básico, respectivamente? O objetivo desta nossa contribuição consiste, precisamente, em procurar dar uma resposta a tal pergunta, graças a um trabalho de colaboração, no quadro de uma formação contínua de professores, entre uma professora-formadora-investigadora e um conjunto de professores a participarem desta formação e a lecionarem tais disciplinas nos referidos ciclos de escolaridade. Mais especificamente, este nosso estudo, desenvolvido no quadro de um ainda relativamente recente campo de investigação que cruza a Didática da Língua e a Formação Profissional dos Professores (DOLZ; PLANE, 2008; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; BULEA; BRONCKART, 2010; GAGNON, 2010), compreendeu uma colaboração que implicou a elaboração, em grupos de trabalho, de uma sequência didática para o ensino do mencionado gênero de texto e sua implementação pelos professores-formandos nas respectivas turmas. Neste nosso texto, analisaremos, mais especificamente, o impacto da referida sequência didática na qualidade das produções textuais escritas dos alunos de dois professores envolvidos na investigação. E, com efeito, os resultados obtidos demonstraram melhorias muito significativas.
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