Crenças de professores recém-formados sobre a avaliação em língua estrangeira (inglês): da elicitação à conscientização
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1229Palabras clave:
Crenças;, Avaliação;, Língua estrangeira;, Formação de professores;, ReflexãoResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns resultados de um estudo sobre crenças de professores recém-formados em língua inglesa em serviço. O estudo focou mais especificamente na conscientização de suas crenças sobre a avaliação em língua estrangeira. Por essa razão, a base teórica sustenta-se, principalmente, em estudos realizados por Barcelos (2004; 2007) e Scaramucci (1993; 2003; 2006). Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas em um curso desenhado de acordo com o paradigma reflexivo (DEWEY, 1933; GIMENEZ, 1999; SCHÖN, 1983; WALLACE, 1991) e os instrumentos de pesquisa usados foram diários reflexivos, sessões reflexivas e um questionário. Os resultados indicaram que: 1) os professores se deram conta de suas crenças sobre a avaliação quando estas foram elicitadas; 2) eles também perceberam que tais crenças afetavam negativamente suas práticas avaliativas em suas salas de aula.
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