A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa

Autores/as

  • Carmen Brunelli Moura Universidade Potiguar
  • Marluce Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i2.1196

Palabras clave:

Gramática e linguagem;, Ensino de língua portuguesa;, Discursividade

Resumen

Neste trabalho apresentamos breves reflexões sobre a perspectiva dos docentes de um Curso de Especialização instados em uma das atividades realizadas, a discutirem as concepções de gramática que norteiam suas aulas de Língua Portuguesa Indagamos os professores sobre a forma de orientarem suas práticas frente à taxonomia gramatical que norteia as aulas de português. Objetivamos problematizar a concepção de gramática que constrói sentidos em suas práticas pedagógicas. Analisamos fragmentos de algumas das atividades solicitadas a esses professores e percebemos que, em seu dizer-fazer pedagógico, os docentes adotam tanto práticas originárias da gramática normativa quanto da perspectiva descritiva que orientam o ensino da gramática. Foi possível observar, nessa discursividade, outros posicionamentos que rompem com essa regularidade enunciativa e materializam uma concepção de gramática e de linguagem que privilegia atividades de uso efetivo da língua materna.

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Biografía del autor/a

Carmen Brunelli Moura, Universidade Potiguar

Professora de Língua Portuguesa da Universidade Potiguar.

Marluce Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora do departamento de Letras do Campus IV- UFPB.

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Publicado

2013-03-25

Cómo citar

Moura, C. B., & Silva, M. P. da. (2013). A produção de verdades acerca da gramática em práticas discursivas de professores de língua portuguesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i2.1196

Número

Sección

Artigos