Teaching EFL to children: reflections on (future) teachers’ language assessment literacy
reflexões sobre o letramento em avaliação de línguas de (futuros) professores
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9209Palavras-chave:
Letramento em avaliação de línguas, Inglês como língua estrangeira, Formação de professores de línguas, Ensino de inglês para criançasResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o letramento em avaliação de línguas de sete alunos de um curso de graduação em letras/inglês-licenciatura e uma mestranda em estudos da linguagem, todos envolvidos com o ensino de língua inglesa para crianças em um projeto de pesquisa universitário. Os dados foram coletados por meio de grupo focal e analisados sociodiscursivamente com a utilização do conceito de vozes subjacentes à s respostas. As vozes identificadas foram predominantemente acadêmicas, posto que os participantes espelharam o conhecimento e o discurso com os quais tiveram contato na universidade. Tal espelhamento demonstrou apropriação total ou parcial de tais discursos, indicando um processo de letramento em avaliação de línguas em andamento. Os resultados trazem luz à s tensões entre os diferentes tipos de conhecimentos que deveriam ser abordados na formação de professores de línguas e sobre as demandas apresentadas pelo desafio de avaliar crianças aprendendo línguas à medida que evidenciam problemas que se originam da falta de letramento em avaliação apropriado para tal contexto de trabalho. Esse é, sem dúvida, um enorme desafio que temos no Brasil, bem como em outras partes do mundo, onde cursos de formação de professores (de línguas) não têm preparado os futuros professores para avaliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.