Resenha crítica do material didático gente: considerações sobre o ensino de espanhol para brasileiros em contexto universitário

Auteurs-es

  • Marileide Dias Esqueda Universidade Sagrado Coração

Mots-clés :

ensino de espanhol, material didático, espanhol para brasileiros

Résumé

Com o aumento das relações do Brasil com os países vizinhos por meio do MERCOSUL, cresceu a busca pelo espanhol, ou seja, pelo conhecimento da língua e das culturas desses países. Com esse quadro, as universidades públicas e privadas oferecem o estudo da língua espanhola em alguns de seus cursos, talvez naqueles que possam estar ligados às relações internacionais. Assim, com esta situação, é possível observar que escolas, professores e pesquisadores estão em busca de um material didático com metodologias eficazes. Em seguida, o objetivo deste texto é tecer alguns comentários críticos em relação ao material didático GENTE para o ensino do espanhol como língua estrangeira em um contexto universitário particular, real e específico. Os contatos que tivemos com a universidade investigada, com os alunos, com a professora e com o livro didático (a parte do material didático mais utilizado em sala de aula) forneceram descrições mais detalhadas desse cenário. Observamos que neste material ainda existem alguns vestígios de ensino por gramática estrutural, embora eu o classifique como "o material que apresenta a última e mais avançada fase da abordagem comunicativa".

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2003-12-01

Comment citer

Esqueda, M. D. . (2003). Resenha crítica do material didático gente: considerações sobre o ensino de espanhol para brasileiros em contexto universitário. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 2(2), 31–45. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36641

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s