Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena

Authors

  • Onilda Sanches Nincao Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i2.1204

Keywords:

Texto;, Professor Indígena;, Língua Terena

Abstract

Este texto apresenta dados de pesquisa realizada junto a professores indígenas a partir de oficinas de produção de textos em língua Terena que tiveram como objetivo produzir textos nessa língua a fim de servirem à produção de material didático na escola. A metodologia adotada seguiu os preceitos sugeridos por Vóvio e Souza (2005) para pesquisas na área de Linguística Aplicada que focalizam práticas sociais de letramento. As oficinas de produção de textos em língua Terena tiveram a participação de 16 professores indígenas. Os dados foram analisados a partir do pressuposto de que (a) em contextos bilíngues, as línguas não ocupam compartimentos isolados (Maher, 2007a), (b) há uma conjunção entre as práticas de letramento nas duas línguas em questão (Hornberger, 1989/2003) e (c) o letramento não tem o mesmo significado nos diferentes contextos culturais (Street, 2006). Os resultados demonstraram que o biletramento que emergiu nas oficinas de textos focalizadas evidencia um procedimento cultural Terena que encontra justificativa nas construções identitárias desse povo ao longo da história, emergindo a escrita em uma função simbólica de indianidade Terena, com força política e combativa.

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Author Biography

Onilda Sanches Nincao, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente e coordenadora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena "Povos do Pantanal", campus de Aquidauana - CPAQ, docente do Programa de Mestrado em Letras - Campus de Três Lagoas - CPTL da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Published

2013-03-25

How to Cite

Nincao, O. S. (2013). Um evento de (bi)letramento em língua indígena: reflexos de uma política linguística Terena. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i2.1204

Issue

Section

Artigos