Vozes de aprendizes acerca de identidades sociais de raça/etnia na escola: percepção sobre materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1233Palavras-chave:
Raça;, Etnia;, Identidades sociais;, Material didáticoResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito de algumas questões que cercam as identidades sociais de raça/etnia nos materiais didáticos (ou materiais de ensino) de alunos de duas salas de 8ª séries em duas escolas da cidade de Cascavel, no Estado do Paraná. Aqui as reflexões concentrar-se-ão em algumas entrevistas dos alunos das referidas escolas. O referencial teórico utilizado para dar suporte a esta pesquisa são: Schwarcz (1998), Moita Lopes (2002), Gomes (2003), Ferreira (2006; 2009), Azevedo (2009), Oliveira (2009), dentre outros. A natureza desta pesquisa é de cunho qualitativo e a metodologia, de base etnográfica, com entrevistas de alunos selecionados com base em questionários. Para as análises foram utilizados apenas excertos das entrevistas. As análises revelaram as percepções desses alunos acerca dos materiais de ensino e a relação deles com a raça/etnia na vida escolar e em sociedade. A pesquisa também demonstrou que as percepções dos alunos envolvem questões que muitas vezes podem estar naturalizadas por eles, e dessa maneira nem sempre lhes sendo perceptíveis.
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