Representações femininas na minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”:

problematizações a partir de uma Epistemologia Feminista

Autores/as

  • Pollyana Dourado Universidade Federal de Goiás
  • Ana Carolina Eiras Soares Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10828

Palabras clave:

Epistemologia Feminista, Estudos Históricos, Representação feminina, Minissérie

Resumen

Este artigo apresenta análises discursivas referentes às representações femininas veiculadas na minissérie de TV “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”. A partir de uma epistemologia feminista, busca-se identificar e problematizar as relações de gênero e os papéis sociais atribuídos às mulheres nessa ficção e na história. Além disso, discute-se o uso do gênero como uma categoria analítica viável para os estudos históricos e da comunicação. O conceito de discurso como referência a enunciados que podem ser ditos ou não em determinadas condições históricas, ancora as reflexões acerca das representações femininas, dos mitos sobre a Amazônia e de como se dão as apropriações destas narrativas pelo discurso ficcional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pollyana Dourado, Universidade Federal de Goiás

Pollyana Dourado é mestre em Comunicação Social e Especialista em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em Comunicação Social/Jornalismo e licenciada em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC).

Ana Carolina Eiras Soares, Universidade Federal de Goiás

Ana Carolina Eiras Coelho Soares é bolsista pós-doc do PPGAS/UnB pela FAPEG/CAPES, professora do Programa de Pós-Graduação em História e da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenadora do GT Regional de Gênero (Seção Goiás) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero/FH-UFG/CNPq.

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

Dourado, P., & Soares, A. C. E. (2015). Representações femininas na minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”:: problematizações a partir de uma Epistemologia Feminista. história, histórias, 3(5), 23–38. https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10828

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.