Infâncias, silêncios e direitos

apontamentos para uma historiografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v13i29.56947

Palavras-chave:

Infância, Historiografia, Direitos

Resumo

O artigo aborda a construção histórica de noções de infância, explorando como suas concepções e as relações entre adultos e crianças têm sido interpretadas na produção historiográfica ligada ao tema. O texto destaca como a infância foi tratada como uma categoria socialmente construída, sujeita a diferentes influências culturais, sociais e políticas. O artigo analisa a infância desde a visão de crianças como mini adultos até a contemporaneidade, onde há uma ênfase na proteção infantil através de legislações. A pesquisa também aborda as questões de violência infantil, com foco na violência sexual contra meninas, e reflete sobre a necessidade de compreender a infância como uma experiência condicionada por diferentes contextos históricos e sociais.

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Biografia do Autor

Debora Rickli Fiuza, Centro Universitário Campo Real

Psicóloga. Doutora em Desenvolvimento Comunitário (Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Paraná). Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero, da Unicentro.

Luciana Klanovicz , Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Paraná. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero (Cieg-Unicentro). Bolsista Pós-Doutorado Sênior (CNPq) no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC).

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Fiuza, D., & Klanovicz , L. (2025). Infâncias, silêncios e direitos: apontamentos para uma historiografia. História, histórias, 13(29). https://doi.org/10.26512/rhh.v13i29.56947