Participação e experiência estética em Do Corpo à Terra e Objeto e Participação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.24644Palavras-chave:
Do Corpo à Terra; Objeto e Participação; Experiência; Participação; Arte brasileira.Resumo
Idealizadas pelo crítico de arte Frederico Morais, a manifestação Do Corpo à Terra e a exposição Objeto e Participação foram propostas como dois eventos paralelos e interrelacionados. O caráter experimentalista e a radicalidade das proposições artísticas integrantes das mostras tornaram ambas realizações memoráveis, que desafiaram a censura e a perseguição política vigente em 1970. Propomos, neste artigo, tecer uma reflexão acerca desses eventos à luz da ideia de arte como participação e experiência. Nossa conclusão é que Do Corpo à Terra e Objeto e Participação tiveram o importante papel de estimular a experiência do espectador, transformando-o em colaborador do processo criativo, além de contribuir para a diluição da arte no âmbito da vida.
Downloads
Referências
AMARAL, A. Arte para quê? São Paulo: Nobel, 1984.
ANDRADE, Rodrigo Vivas. A vanguarda passou por BH: o mito da irradiação e ressonância. Vis, v.13, n.1, 2014 [2015]. Não paginado. Disponível em: <https://www.academia.edu/attachments/37779833/download_file?st=MTU1NzY4MTM3NSwxNzkuMTgzLjM0Ljg3LDI2MjU0MDQ%3D&s=swp-toolbar>. Acesso em: 12 maio 2019.
ANDRADE, Rodrigo Vivas. Os salões municipais de belas artes e a emergência da arte contemporânea em Belo Horizonte: 1960-1969. 2008. Tese (Doutorado em História) ”“ Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
ARCHER, M. Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARGAN, G. Arte e crítica de arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1993.
BENJAMIN, W. A obra de arte no tempo de suas técnicas de reprodução. In: VELHO, G. (Org.). Sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. v. 4, p. 15-47.
BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996. v. 1, p. 91-107.
BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto (Org.) O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p.65-86.
CANONGIA, L. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CAUQUELIN, A. Arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DANTO, A. Após o fim da arte. São Paulo: Odysseus, 2006.
DUCHAMP, M. O ato criador. In: BATTCOCK, G. A nova arte. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986. p. 71-74.
DUNN, Christopher. Nós somos os propositores: vanguarda e contracultura no Brasil, 1964-1970. Revista ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 143-158, 2008.
FERREIRA, G.; COTRIM, C. (Orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
FERREIRA, G. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FREIRE, C. Poéticas do processo. São Paulo: Iluminuras, 1999.
GROSSMANN, M. Do ponto de vista à dimensionalização. Item, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 29-37, 1996.
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Revista Gávea, Rio de Janeiro, ano 1, v. 1, n. 1, p. 87-93, 1995.
KRAUSS, R. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARCUSE, H. A arte na sociedade unidimensional. In: LIMA, L. C. (Org.). Teoria da cultura de massa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. p. 259-270.
MARCUSE, H. A dimensão estética. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
MARCUSE, H. Sobre o caráter afirmativo da cultura. In: Cultura e Sociedade. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. v. 1, p. 89-137.
MORAIS, F. Artes plásticas: a crise da hora atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
MORAIS, F. Artes plásticas na América Latina: do transe ao transitório. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
MORAIS, F. Do corpo à terra: um marco radical na arte brasileira. Belo Horizonte, 2001. Catálogo de exposição.
MORAIS, F. Do Corpo à Terra. In: SEFFRIN, S. (Org.). Frederico Morais. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. p. 115-123.
MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA (Belo Horizonte, MG). Neovanguardas: catálogo. [Belo Horizonte]: Rona, [2008]. 163 p. il. Catálogo de exposição.
OBJETO e Participação (1970 : Belo Horizonte, MG). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018.
O’DOHERTY, B. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PALHARES, T. H. Aura: a crise da arte em Walter Benjamin. São Paulo: Barracuda, 2006.
PIGNATARI, D. Teoria da guerrilha artística. In: Contracomunicação. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1973. p. 157-166.
REIS, P. Arte de vanguarda no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
REIS, P. Exposições de arte: vanguarda e política entre os anos 1965 e 1970. 2005. 213 f. Tese (Doutorado em História) ”“ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2005.
RIBEIRO, M. A. Neovanguardas. Belo Horizonte: C/ Arte, 1997.
WOOD, Paul. Arte conceitual. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.