Participação e experiência estética em Do Corpo à Terra e Objeto e Participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.24644

Palavras-chave:

Do Corpo à Terra; Objeto e Participação; Experiência; Participação; Arte brasileira.

Resumo

Idealizadas pelo crítico de arte Frederico Morais, a manifestação Do Corpo à Terra e a exposição Objeto e Participação foram propostas como dois eventos paralelos e interrelacionados. O caráter experimentalista e a radicalidade das proposições artísticas integrantes das mostras tornaram ambas realizações memoráveis, que desafiaram a censura e a perseguição política vigente em 1970. Propomos, neste artigo, tecer uma reflexão acerca desses eventos à luz da ideia de arte como participação e experiência.  Nossa conclusão é que Do Corpo à Terra e Objeto e Participação tiveram o importante papel de estimular a experiência do espectador, transformando-o em colaborador do processo criativo, além de contribuir para a diluição da arte no âmbito da vida.

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Biografia do Autor

Tamara Silva Chagas, Pesquisadora independente

Pesquisadora em História da Arte. Mestre em Arte (linha: Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição (2008). Tecn´óloga em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Vila Velha (2019). Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. 

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Publicado

2020-04-10

Como Citar

Silva Chagas, T. (2020). Participação e experiência estética em Do Corpo à Terra e Objeto e Participação. História, histórias, 8(15), 137–155. https://doi.org/10.26512/rhh.v8i15.24644

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