A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:
ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10730Palavras-chave:
Formação profissional em História, Licenciatura, Ensino universitário de HistóriaResumo
Este texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.