Octávio Paz, Martin Heidegger e a Poesia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i1.47767

Palavras-chave:

Filosofia. Poesia. Linguagem. Palavra. Ser.

Resumo

Este artigo visa propor algumas conexões entre as concepções de poesia do poeta mexicano Octavio Paz e do filósofo alemão Martin Heidegger. Ambos vislumbram na poesia o elemento de reconhecimento da própria condição originária do ente humano, não como uma interpretação, mas como uma percepção e afetamento da realidade existenciária dos entes humanos. De modo que o acontecimento do "dizer poético" configura-se num chamado à possibilidade de vislumbrar o ser de cada ente, habitar a si mesmo e, assim, aprender a ser com os outros, estabelecendo o campo poético como a clareira da percepção e do afetamento existenciário. A fala poética ultrapassa os limites da linguagem, criando e estabelecendo significados e representações aos afetamentos que a poesia proporciona. Assim, pela poesia o homem se reconhece na sua mundanidade, em busca do seu próprio ser e, na sua relação com os outros entes.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro Educacional Senac (2021), Especialização em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual da Paraíba (2020), Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Campina Grande (2019) e Licenciatura em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2000).

Carla Manuella de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas(2008). Mestre em Educação (2011) e Doutora em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Campus II - Santana do Ipanema. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da UNEAL. É líder do grupo de pesquisas e estudos: Infâncias, bebês e crianças (UNEAL/CNPq). Atua com interesse nas seguintes temáticas: Cuidar e educar na primeira infância; Saberes e Práticas na Educação Infantil; O desenvolvimento e a aprendizagem da criança na primeira infância; A brincadeira e o desenvolvimento infantil; Infância e linguagem; Os bebês em espaços escolares e não escolares.

Referências

HEIDEGGER, M. As Explicações da Poesia de Hölderlin. Brasília, Editora UnB, 2013.

HEIDEGGER, M. A Caminho da Linguagem. Petrópolis, Editora Vozes, 2008.

HEIDEGGER, M. Sobre a Essência da Linguagem. Petrópolis, Editora Vozes, 2015.

HEIDEGGER, M. Ensaios e Conferências. Petrópolis, Editora Vozes, 2006.

PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. São Paulo, Cosac Naify, 2012.

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

RODRIGUES, Antônio Carlos; DE OLIVEIRA SANTOS, Carla Manuella. Octávio Paz, Martin Heidegger e a Poesia. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 69–87, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i1.47767. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/47767. Acesso em: 27 nov. 2024.