Alargar a Concepção de Ciência é Construir Pontes ou Abismos? Sobre a Filosofia da Ciência de Passeron

Autores

  • Juliana de Orione Arraes Fagundes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i1.30425

Palavras-chave:

Passeron, Epistemologia das Ciências Humanas, Popper

Resumo

Jean-Claude Passeron observa que os critérios do normativismo de Popper não podem ser aplicados às ciências sociais, mas apenas às ciências naturais. Nesse sentido, propõe um alargamento da concepção de ciência e de racionalidade para que as ciências sociais sejam incluídas. Porém, a partir de uma crítica mais ampla a Popper, este trabalho objetiva argumentar que ciências da natureza e humanas compartilham de dificuldades e soluções epistemológicas, não estando assim tão distantes. Além disso, pretende-se olhar para outra possibilidade de abordagem da questão, a partir da aceitação de diferentes formas de descrição de uma mesma realidade. Afinal, talvez a meta de incluir as ciências humanas no rol das ciências tenha uma abordagem mais simples do que tem parecido a Passeron.

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Biografia do Autor

Juliana de Orione Arraes Fagundes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB

Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DFCH/UESB). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado, licenciatura e graduação em filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do núcleo estruturante do GT de Filosofia da Mente da ANPOF. 

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Publicado

20-09-2020

Como Citar

FAGUNDES, Juliana de Orione Arraes. Alargar a Concepção de Ciência é Construir Pontes ou Abismos? Sobre a Filosofia da Ciência de Passeron. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 307–323, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v8i1.30425. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/30425. Acesso em: 29 mar. 2024.