Crença e razão na fenomenologia de Husserl
DOI :
https://doi.org/10.26512/rfmc.v3i2.12510Mots-clés :
Crença, Razão, Teleologia, SerRésumé
O texto analisa o conceito de crença [Glaube]e sua relação com a razão na fenomenologia de Husserl, sob três aspectos. Primeiramente, a partir da concepção da razão como essência e telos do homem e da concepção da filosofia como o modo de vida que lhe corresponde e que exige a crença na razão. Em segundo lugar é analisada a crença como posição de ser e a sua legitimação pela razão. O último aspecto analisado é o da implição da crença em Deus na elucidação da exigência da vida ética para o sentido racional da existência no mundo. A concepção teleológica da vida da subjetividade e intersubjetividade marca a compreensão da relação entre crença e razão; esta última é alargada de modo a permitir pensar uma originária unidade entre as suas dimensões teórica e prática.
Téléchargements
Références
BRAINARD, M. Belief and its Neutralization. Husserl’s System of Phenomenology in Ideas I. New York: State University of New York Press, 2002.
HUSSERL, E. Aufsätze und Vorträge (1922-1937). (Hua XXVII). Th. Nenon, H.R. Sepp (Hrsg.). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1989. Tradução portuguesa parcial P. M. S. Alves. Europa: Crise e renovação. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2014.
_____. Cartesianisce Meditationem und Pariser Vorträge. (Hua I). S. Strasser (Hrsg.). Haag: Martinus Nijhoff, 1973. Tradução portuguesa P. M. S. Alves. Meditações cartesianas e Conferências de Paris. R i o d e Ja n e i r o : Fo r e n s e Universitária, 2013.
_____. Die Krisis der europäischen Wissennschaften und die transzendentale Phänomenologie. (Hua VI). M. Biemel (Hrsg.). Haag: Martinus Nijhoff, 1954. Tradução portuguesa D. F. Ferrer. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
_____. Erfarhung und Urteil. Untersuchungen zur Genealogie der Logik. L. Landgrebe (Hrsg.). Prag: Academia Verlagsbuchhandlung, 1939.
_____. Erste Philosophie (1923/4).Zweiter Teil: Theorie der phänomenologischen Reduktion (Husserliana VIII). R. Boehm (Hrsg.). The Hague: Martinus Nijhoff, 1959.
_____. Grenzprobleme der Phänomenologie. Analysen des Unbewusstseins und der Instinkte. Metaphysik. Späte Ethik. Texte aus dem Nachlass (1908”“1937). (Hua XLII) R. Sowa und Th. Vongehr (Hrsg.). Dordrecht: Springer, 2013
_____. Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Erstes Buch:Allgemeine Einführung in die reine Phänomenologie. (Hua III) Haag: Martinus Nijhoff, 1952. Tradução portuguesa M. Suzuki. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia f e n o m e n o l ó g i c a : i n t r o d u ç ã o g e r a l à fenomenologia pura. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.
_____. Phantasie, Bildbewusstsein, Erinnerung. Zur Phänomenologie der anschaulichen Vergegenwärtigungen. Texte aus dem Nachlass (1898-1925). (Hua XXIII) E. Marbach (Hrsg.). The Hague: Martinus Nijhoff, 1980.
_____. Vorlesungen über Ethik und Wertlehre.1908-1914 (Hua XXVIII). U. Melle (Hrsg.). The Hague, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1988.
LANDGREBE, L. Der Weg der P h ä n o m e n o l og i e . D a s P r o bl e m e i n e r einsprünglichen Erfahrung. Gütersloh: Gutersloher Verlagshaus Gerd Mohn, 1963.
NI, L. Seinsglaube in der Phänomenologie Edmund Husserls. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.