Programa de uma filosofia da linguagem racionalista: Ã guisa de uma (re)atualização do Crátilo de Platão
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v1i1.8537Palabras clave:
Linguagem, Nome, Verdade, PlatãoResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir algumas das teses centrais de Platão no diálogo Crátilo concernentes à teoria da verdadeira nomeação. Mais precisamente, pretende-se discutir a contra-perspectiva de Sócrates à perspectiva de Hermógenes, no mencionado diálogo, acerca do estatuto do “nome” na verdadeira significação das coisas. Dessa contra-perspectiva surge a proposta segundo a qual uma teoria da verdadeira significação das coisas não pode ser fundada por uma “linguagem natural”, mas unicamente por uma “linguagem” purificada de qualquer conteúdo sensível.
Descargas
Citas
BORSCHE, Tilman. Was etwas ist: Fragen nach der Wahrheit de Bedeutung bei Platon, Augustin, Nikolaus von Kues und Nietzsche. München: Wilhelm Fink Verlag, 1992.
Cahier du Groupe de Recherches sur la Philosophie e le Language: No6 et 7. Philosophie du language et grammaire dans l’antiquité. Vários autores. Bruxelles: Éditions Ousia, 1986.
CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: a linguagem. Trad. Marion Fleischer. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
COSERIU, Eugenio. Geschichte der Sprachphilosophie von der Antike bis zur Gegenwart.2 Bde. Stuttgart: UTB, 2003.
KRAUS, M. Name und Sache: Ein Problem im frühgrieschichen Denken. Amsterdam: Verlag B. R. Grüner, 1987.
PLATON. Werke. Bearbeitet von Klaus Widda. Deutsche Übersetzung von Hyeronimus Müller und Friedrich Schleiermacher. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1972.
PLATÃO. Teeteto e Crátilo. Trad. Carlos Alberto Nunes. Pará: Editora da UFPA, 2001.
SIMON,Josef. Sprachphilosophie. Freiburg/München. Verlag Karl Alber, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. Debido a que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales.