A Esfera do Nós: Gadamer e o Jogo Dialógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48395

Palavras-chave:

Linguagem. Interpretação. Preconceito. Jogo dialógico.

Resumo

Fundamentados em Verdade e Método I e II, apresentamos, nesse artigo, a concepção gadameriana da linguagem no jogo dialógico. Inspirado em clássicos como Platão, Aristóteles e Heidegger tardio, Hans-Georg Gadamer desenvolveu a Hermenêutica Filosófica como uma nova perspectiva para o compreender (Verstehen), já não a partir da noção de método, mas como um jogo entre o movimento da tradição e do intérprete. Assim, entende-se que o ser humano está em uma situação, é sustentado por preconceitos e possui, por isso, um horizonte de sentido, uma perspectiva da realidade, embora sempre provisória e limitada. Gadamer destacou o lugar do ‘entre’ como o verdadeiro local da hermenêutica. Sendo um defensor do diálogo, é central em suas obras a construção de um sentido comum, do acordo, sendo a ‘boa vontade’ e a solidariedade atitudes cruciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Listhiane Pereira Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Psicologia e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Ciências Sociais pela PUC-MG. Psicóloga do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ribeirão das Neves

Cezar Luis Seibt, Universidade Federal do Pará

Docente da Faculdade de Educação da UFPA - Campus Cametá, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Linguagem) deste mesmo campus e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Linha de Pesquisa: Fenomenologia - teoria e clínica) da UFPA Belém. Coordena o grupo de pesquisa Hermes - UFPA (Hermenêutica e Formação Humana). Possui graduação em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1996), graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2003), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Filosofia (Conhecimento e Linguagem) pela PUCRS com estágio na Albert-Ludwigs Universität de Freiburg, Alemanha (2009). Realizou pesquisa pós-doutoral financiada pela Capes na Albert-Ludwigs Universität de Freiburg im Breisgau, Alemanha (2013 a 2014), junto ao prof. Dr. Günter Figal. Pós Doutorado (financiado pelo PROCAD Amazônia em 2019) junto ao Professor Dr. Evandro Ghedin, UFAM, tendo investigado os caminhos da formação e do desenvolvimento humano em Carl Gustav Jung. Realiza pesquisa nas áreas da Filosofia, Educação, Psicologia e Antropologia, com ênfase no pensamento desenvolvido no século XX, sobretudo na Fenomenologia Hermenêutica.

Referências

GADAMER, H-G. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GADAMER, H-G. Verdade e Método II. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2002A.

GADAMER, H-G. Acotaciones hermenêuticas. Traducción de Ana Agud y Rafael de Agapito. Colección Estructuras y Procesos, Série Filosofia. Madrid: Editorial Trotta, 2002B, p. 67-88.

GRANDESSO, M. A. Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Campinas, SP: Ed. Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

PEREIRA RIBEIRO, Listhiane; SEIBT, Cezar Luis. A Esfera do Nós: Gadamer e o Jogo Dialógico. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 11–35, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i2.48395. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/48395. Acesso em: 28 abr. 2024.