A sociedade civil e seus contracorpos: apontamentos para uma nova utopia do corpo social

Autores/as

  • João Marcos de Araújo Braga Júnior

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v5i2.12612

Palabras clave:

Corpo, Utopia, Sociedade civil, Poder

Resumen

A temática do corpo tem espaço privilegiado no pensamento de Michel Foucault, mormente na dimensão política de suas análises transversais. Por meio da revisão bibliográfica com foco em alguns de seus escritos, o presente trabalho objetivou demonstrar que, quando referidas análises desse pensador francês são voltadas ao próprio domínio sociopolítico, a noção de corpo adquire centralidade, permitindo, com sua articulação, uma abordagem que confere tanto um diagnóstico dos conflitos que perpassam a coletividade quanto uma perspectiva sobre as possibilidades emancipatórias da vida comum.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Marcos de Araújo Braga Júnior

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo/USP; Mestre em Filosofia e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUC-Campinas.

Publicado

2018-08-10

Cómo citar

BRAGA JÚNIOR, João Marcos de Araújo. A sociedade civil e seus contracorpos: apontamentos para uma nova utopia do corpo social. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 367–380, 2018. DOI: 10.26512/rfmc.v5i2.12612. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12612. Acesso em: 22 jul. 2024.