Freedom and will: Schelling, yet another reader of Luther
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v5i2.12588Keywords:
Freedom, Will, Schelling, Luther, God, Human beingAbstract
A presente contribuição reproduz, sem grandes mudanças de conteúdo e estilo, a conferência de abertura da 45ª Semana de Filosofia da UnB. Após uma aproximação geral ao tema, delineia-se um problema fundamental para o estudo comparativo de Schelling e Lutero: aquele da necessidade e liberdade na compreensão do ser humano e de Deus. Quanto a isso, aborda-se primeiro o conceito do humano como ser de liberdade e fundado na própria vontade. Este traz à luz o cerne antropológico e ético em que teologia positiva e filosofia especulativa à primeira vista podem convergir. Por outro lado, mostram-se especificidades e pressupostos de fundo que tanto aproximam quanto distanciam as perspectivas de Lutero e de Schelling, a partir de seus respectivos contextos e interesses. Entre estes pressupostos, está a luta pela especificidade e lugar do conceito de Deus à medida que, ao menos no caso de Schelling, move-se entre teísmo e panteísmo da liberdade e da vontade. Conclui-se que a posição de Schelling, embora próxima daquela de Lutero, reflete uma leitura antes indireta, e no essencial sobrepujante, que em muito excede o ponto de partida e chegada de Lutero.
Downloads
References
BENZ, E.Schellings theologische Geistesahnen. Abhandlungen der Geistes-und Sozialwissenschaftlichen Klasse ”“ Akademie der Wissenschaf-ten und der Literatur 1955/Nr. 3. Wiesbaden: Steiner, 1955.
BORNKAMM, H.Luther und Böhme.Bonn: Marcus und Weber, 1925.______.Luther im Spiegel der deutschen Geistesgeschichte. Heidelberg:Quelle & Meyer, 1955.
DEWS, Peter. “Theory construction and existential description in Schel-ling’s treatise on freedom”.British Journal for the History of Philo-sophy, v. 25, n. 1, p. 157”“178, 2017.
DREHER, L. H. “Dependência e liberdade: Schleiermacher, Schelling eos modos da relação com o Absoluto”.Numen, Juiz de Fora,v. 7,n. 2, p. 59-77, 2004, jul.-dez.
EBELING, G.O pensamento de Lutero: uma introduçãoSão Leopoldo:Sinodal, 1988.
EGLOFF, L.Das Böse als Vollzug menschlicher Freiheit: Die Neuausri-chtung idealistischer Systemphilosophie in Schellings Freiheitsschrift.Berlin; Boston: de Gruyter, 2016.
FICHTE, J. G.Sämmtliche Werke.Hg. I. H. Fichte. 8 v. Berlin: Veit & Comp., 1845/1846.
FUHRMANNS, H. Schellings letzte philosophie. Die negative und positive Philosophie im Einsatz des Spätidealismus.Berlin: Junker undDünnhaupt, 1940.
______. “Einleitung”. In: SCHELLING, F. W. J.Über das Wesen dermenschlichen Freiheit. Stuttgart: Reclam, 1977, p. 3-38
GROSSHANS, H.-P.“Fé e razão segundo Lutero: a luz da razão no cre-púsculo do mundo”. In: HELMER, C. (Ed.)Lutero:um teólogo paraos tempos modernos. Trad. G. Korndörfer. São Leopoldo: Sinodal; EST, 2013, p. 197-212.
HARE, J. E.The moral gap: Kantian ethics, human limits, and God’s assis-tance.Oxford; New York: Clarendon Press ; Oxford UniversityPress, 1996.
HEGEL, G. W. F.Vorlesungen über die Geschichte der Philosophie. In:Werke. Bd. 20. Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1986.
HENRICH, D. “Andersheit und Absolutheit des Geistes: Sieben Sch-ritte auf dem Wege von Schelling zu Hegel”. In : Selbstverhältnisse. Stuttgart: Reclam, 1982, p. 142”“72.
HESSEN, J.Lutero visto pelos católicos.2. ed. Coimbra: ArménioAmado, 1951.
HIRSCH, E.Geschichte der neuern evangelischen Theologie im Zusamme-nhang mit den allgemeinen Bewegungen des europäischen Denkens.Bd. 4. Gütersloh: Gerd Mohn, 1952.
HOLL, K.Gesammelte Aufsätze zur Kirchengeschichte. Bd. 1: Luther.Tübingen: Mohr, 1948.
HORSTMANN, R.-P.Die Grenzen der Vernunft. Eine Untersuchung zuZielen und Motiven des Deutschen Idealismus. 3. Aufl. Frankfurt a.M.: Klostermann, 1991/2004.
KANT, I.Fundamentação da Metafísica dos Costumes.Lisboa: Edições 70,1948/2007.
______.A religião nos limites da simples razão.Lisboa: Edições 70, 1992.
KILE, F. O.Die theologischen Grundlagen von Schellings Philosophie derFreiheit. Leiden: Brill, 1965.
LIMA VAZ, Henrique Cláudio de, Senhor e escravo: uma parábola doa filosofia ocidental,Síntese, v. 8, n. 21, 198, p. 7-29.
LUTERO, M. A Epístola do Bem-aventurado Apóstolo Paulo aos Roma-nos Inicia (1515/1516). In:Obras Selecionadas.V. 8: InterpretaçãoBíblica. Princípios. Porto Alegre; São Leopoldo: Concórdia; Sino-dal, 2003a, p. 254-330.
______. Da vontade cativa (1525). In:Obras Selecionadas.V. 4: Debates eControvérsias, II. Porto Alegre; São Leopoldo: Concórdia; Sinodal,1993, p. 11-216.
______.D. Martin Luthers Werke. Kritische Gesamtausgabe. Weimar:H. Böhlaus Nachfolger, 1883-2009.
______. Prefácio à Epistola de S. Paulo aos Romanos (1522/1546). In:Obras Selecionadas.V. 8: Interpretação Bíblica. Princípios. PortoAlegre; São Leopoldo: Concórdia; Sinodal, 2003b, p. 129-141.
______. Tratado sobre a liberdade cristã (1520). In:Obras Selecionadas.V. 2: O Programa da Reforma. Escritos de 1520. Porto Alegre; SãoLeopoldo: Concórdia; Sinodal, 1989, p. 435-460.
PINOMAA, L. Sieg des Glaubens: Grundlinien der Theologie Luthers. Göt-tingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1964.
HÜHN, H. “Wille. III. 19. und 20. Jh. ”“ A. Idealismus und Nachidealismus”. In:RITTER, J. ET ALII (Hrsg.) Historisches Wörterbuchder Philosophie. Bd. 12. Basel: Schwabe, 2004.
POTHAST, U.Freiheit und Verantwortung. Eine Debatte, die nicht sterbenwill-und auch nicht sterben kann. Frankfurt am Main: Klostermann, 2011.RITSCHL, Albrecht. Geschichtliche Studien zur christlichen Lehre vonGott. In:Gesammelte Aufsätze. Neue Folge. Freiburg i. Br.; Leipzig: J. C. B. Mohr (Paul Siebeck), 1896, p. 76-89.
RÖD, W.Benedictus de Spinoza. Eine Einführung.Stuttgart: Reclam,2002.
SCHELLING, F. W. J. Sämmtliche Werke. Hrsg. von K. F. Schelling.Stuttgart und Augsburg: Cotta, 1856-1861.
______. Investigações filosóficas sobre a essência da liberdade humana e os assuntos com ela relacionados. Trad. C. Morujão. Lisboa: Edições70, 1993.
______.Philosophie der Offenbarung 1841/42. Hrsg. M. Frank. Frank-furt a. M.: Suhrkamp, 1977.
SCHULZ, W.Die Vollendung des deutschen Idealismus in der Spätphilo-sophie Schellings.2. Aufl. Pfullingen: Neske, 1975.
SPINOZA, B. Ethica. In Opera. Lateinisch und deutsch. Hrsg. K. Blu-menstock. 2. Aufl. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesells-chaft, 2011, p. 84-557.
STEINVORTH, U.Freiheitstheorien in der Philosophie der Neuzeit.2.Aufl. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1994.THEUNISSEN, Michael. “Schellings Anthropologischer Ansatz”. Archiv für Geschichte der Philosophie, v. 47, 1965, p. 174-189.
TROELTSCH, E.El protestantismo y el mundo moderno.3. ed. México:Fondo de Cultura Económica, 1924/1967.
WINDELBAND, W. Lehrbuch der Geschichte der Philosophie. 6. Aufl.Tübingen:J.C.B. Mohr, 1892.
ZELTNER, H. Schelling-Forschung seit 1954.Darmstadt: Wissenschaf-tliche Buchgesellschaft, 1975.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.