Ateliê de Desenho de Livre-Expressão com Universitários

Afetividade como Evidência do Processo Terapêutico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48535

Palavras-chave:

Suicídio. Ateliê de Desenho de Livre-Expressão. Análise Fenômeno-estrutural. Fenomenologia da Vida. Michel Henry.

Resumo

O presente trabalho se refere à pesquisa de doutorado que implementou um Ateliê de Desenho de Livre-Expressão no atendimento a estudantes universitários que apresentavam ideações e/ou tentativas de suicídio. Tal técnica foi desenvolvida na França, pelo psicólogo Michel Ternoy, a partir do método de análise fenômenoestrutural de Minkowski. Será apresentada uma sessão em grupo, discutida a partir da fenomenologia da vida de Michel Henry. A psicologia e a fenomenologia podem criar espaços de pertencimento e acolhimento, que permitem transformar o sofrimento a partir de vivências em comunidade. O Ateliê possibilita vivenciar o afeto do outro como potencial das próprias possibilidades de cada um, mobilizando a relação dialética afetiva, pela qual se pode passar do sofrimento insuportável à fruição originária. Buscaremos mostrar que a arte pode fazer parte do processo terapêutico como alternativa à passagem ao ato do suicídio, antes que este se torne insuportável.

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Biografia do Autor

Erika Rodrigues Colombo, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP. Mestra em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP. Graduada em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IPUSP. Estudou por 6 meses disciplinas do programa de Mestrado Integrado (2º ciclo do Processo de Bolonha) no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), em Lisboa, Portugal. Participou por 1 ano e 6 meses do atendimento gratuito à comunidade, no modelo de aconselhamento psicológico, no serviço de Atendimento em Plantão Psicológico através do LEFE (Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia) no CEIP (Centro Escola do Instituto de Psicologia da USP). Fez estágio de 4 meses na Casa Abrigo Marly Cury, realizando atividades supervisionadas junto às crianças e equipe técnica do abrigo. Trabalhou, por 1 ano e 3 meses, no acompanhamento de crianças de inclusão em uma escola bilíngue da rede Maple Bear Canadian School. Foi Representante Discente titular da Comissão Coordenadora de Programa do Departamento de Psicologia Clínica e Representante Discente titular da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP. É membro do Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon, do grupo de pesquisa internacional Círculo Fenomenológico da Vida e da Clínica e do Grupo de Trabalho " Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos", da ANPEPP. Foi psicóloga colaboradora do Escritório de Saúde Mental da USP, onde atendia estudantes que apresentam ideações ou tentativas de suicídio. Bolsista FAPESP (Processo nº 2019/02999-1)

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Universidade de São Paulo

Professor Associado III (livre docente) do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia. Professor subsidiário do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (desde 06/11/2020). Coordenador do Laboratório de Saúde Mental Multimétodo - LabSamm USP. Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista; Estágio no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Prof André Teixeira Lima - Franco da Rocha/SP (FUNDAP); Especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), Doutorado em Ciências (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale. Vice-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), filado à International Rorschach Society (IRS). Co-coordenador do Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon - USP. Membro do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, CIRF, Roma; Coordenador do Convênio Acadêmico Internacional entre IPUSP e Instituto Universitário ISPA, Lisboa, Portugal. Líder do Círculo fenomenologia da vida e da clínica na USP (2017). Professor honorário da Universidad Autónoma del Peru (2018). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - 2 (2019-2022). Colabora com Projeto FAPESP sobre os Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior. Coordenador do Projeto de Rede Internacional de Estudos Clínicos e Teóricos de Viktor Frankl pela USP, que conta com onze instituições internacionais. Coordenador dos convênios internacionais com.Moscow Institute of Psychoanalysis (Russia) e Universidad de la Frontera (UFRo, Chile). 

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

RODRIGUES COLOMBO, Erika; AGUIRRE ANTÚNEZ, Andrés Eduardo. Ateliê de Desenho de Livre-Expressão com Universitários: Afetividade como Evidência do Processo Terapêutico. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 157–198, 2022. DOI: 10.26512/rfmc.v10i2.48535. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/48535. Acesso em: 28 abr. 2024.