"Sobre Revelação e Instrução do Povo" de Friedrich Wilhelm Joseph Schelling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v8i2.32413

Palavras-chave:

Instrução, Liberdade, Schelling, Revelação

Resumo

Acusando-os de tentar “reintroduzir pela porta dos fundos o que foi retirado da filosofia pela porta principal”, ao invocar Lessing, Schelling rebate boa parte do aparato conceitual dos teólogos de Tübingen, alegando que o conceito de revelação, tal qual pensado por esses, entre outras coisas, serviria como um “meio externo auxiliar da moralidade”, o que solaparia com qualquer possibilidade de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Filipe da Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob orientação do professor José Pinheiro Pertille. Possui graduação em em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e foco circunscrito em autores da Filosofia clássica alemã. Segue uma abordagem não meramente histórica, mas que visa também resgatar problemas e argumentos articulados pelos pensadores daquela tradição à luz de abordagens contemporâneas que se orientam pela verificação de um modelo irredutível de subjetividade. Contribui com dois grupos de pesquisa, sendo eles o Núcleo de Estudos sobre Filosofia clássica alemã (NUFCAL) e o Núcleo de estudos Hegelianos (NEHGL).

Referências

SCHELLING, F. W. J. Ueber Offenbarung und Volksunterricht [1798]. In: Sämmtliche Werke. Stuttgart/Augsburg: J. G. Cotta'scher Verlag, 1856, v. 1, pp. 474-482.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, Luiz Filipe. "Sobre Revelação e Instrução do Povo" de Friedrich Wilhelm Joseph Schelling. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 419–427, 2020. DOI: 10.26512/rfmc.v8i2.32413. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/32413. Acesso em: 29 mar. 2024.