“Sobre a Essência da Crítica Filosófica em geral”, de G.W.F Hegel e F.W.J. Schelling: introdução e tradução

Autores

  • Erick Lima Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v2i2.12483

Palavras-chave:

Hegel, Schelling, Crítica filosófica

Resumo

Pretendo apresentar uma versão para o português da Introdução ao Jornal Crítico de Filosofia, texto de autoria de Hegel e Schelling. A versão traduzida é antecedida por uma introdução geral na qual procuro esclarecer, em linhas gerais, o contexto intelectual e biográfico no qual o texto surgiu (1), o significado geral da noção de Unphilosophie, a cuja crítica se dirige o esforço do Jornal (2); e, finalmente, o argumento perseguido pelo texto (3).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Lima, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação (1998), mestrado (2002), doutorado (2006) e pós-doutorado (2008) em Filosofia pela UNICAMP, tendo realizado, como mestrando e doutorando, estágios de pesquisa em universidades e institutos na Alemanha. Foi professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pesquisador colaborador da UNICAMP. ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO II (DE) no DEPARTAMENTO de FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE de BRASÍLIA (UnB). O trabalho de pesquisa enfatiza interfaces entre a filosofia social e a teoria das ciências humanas. O projeto em andamento gira em torno da retomada de elementos da teoria hegeliana da eticidade (1802-1821) em contextos contemporâneos de discussão, em especial no pensamento de Jürgen Habermas e Axel Honneth. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política, Filosofia do Direito e História da Filosofia moderna e contemporânea. Principais interesses: antecedentes e legado da filosofia kantiana; relação entre Kant e o contratualismo, especialmente Hobbes e Rousseau; aspectos epistemológicos e ético-políticos do debate alemão pós-kantiano; filosofia teórica e prática de J. G. Fichte; evolução do projeto hegeliano; eticidade e direito em Hegel e a crítica ao contratualismo; Hegel e as teorias contemporâneas da justiça; intersubjetividade em um registro pós-metafísico ; questões acerca da Tradição Dialética (Platão, Hegel, Marx e Adorno); pragmatismo, epistemologia e linguagem; reformulação do paradigma crítico de racionalidade no pensamento pós-hegeliano.

Downloads

Publicado

01-05-2015

Como Citar

LIMA, Erick. “Sobre a Essência da Crítica Filosófica em geral”, de G.W.F Hegel e F.W.J. Schelling: introdução e tradução. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 112–130, 2015. DOI: 10.26512/rfmc.v2i2.12483. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12483. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Traduções