Sobre o 'Colocar em Questão' na Filosofia de Foucault: Relação entre Transcendental, Historicidade e Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i1.21856

Palavras-chave:

Foucault. Kant. Transcendental. Historicidade. Experiência.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o ‘colocar em questão’ na filosofia de Foucault. Nesse sentido, a interpretação a Kant feita por Foucault auxilia a entender como seu pensamento ‘coloca em questão’ uma pergunta que forneça um referencial de pesquisa. Para tanto, faz-se necessário apresentar as bases da filosofia de Kant e a maneira como Foucault as interpreta. Com isso, pode-se entender melhor as pontuações feitas por Béatrice Han e elaborar um argumento sobre o ‘colocar em questão’ na filosofia de Foucault. Assim, a questão kantiana: “o que é o Homem?” se encontra transformada pela questão de Foucault: “quem somos nós?”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Martins Cassiano, Universidade de Brasília, UnB

Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Filosofia pela UnB, e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Formação complementar pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) como Estudante Especial. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política, Pensamento Crítico, Epistemologia das Ciências Humanas e Antropologia Filosófica.

Downloads

Publicado

13-05-2019

Como Citar

CASSIANO, Jefferson Martins. Sobre o ’Colocar em Questão’ na Filosofia de Foucault: Relação entre Transcendental, Historicidade e Experiência. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 195–228, 2019. DOI: 10.26512/rfmc.v7i1.21856. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/21856. Acesso em: 21 nov. 2024.