História pública e cultura histórica na produção audiovisual contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34152

Palavras-chave:

História pública. Cultura Histórica. Produção audiovisual.

Resumo

A particularidade científica da ciência da história, sua racionalidade específica, é garantida em sua produção, na historiografia, por meio de regras teórico-metodológicas que resultam no controle das etapas do processo de pesquisa. Entretanto, a história não é capaz de controlar a circulação social desse conhecimento, para além de seu âmbito, embora a questão da apresentação da história também seja um de seus problemas. Sem dúvida uma das formas mais importantes de divulgação não estritamente historiográfica da história é o audiovisual, seja no cinema ou em outras mídias. Nesse contexto, apresenta-se nesse artigo reflexões com intuito de problematizar significados das narrativas audiovisuais veiculadas pela série televisiva "Guia Politicamente Incorreto" (2017), em discussões dos temas da história pública, da consciência e da cultura histórica. O artigo ora apresentado é resultado de pesquisa que objetivou discutir significados históricos da produção audiovisual, a partir da história pública e da didática da história, na série televisiva aqui analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBIERI, Sara. Apresentação. In: ALMEIDA, Juniele; ROVAI, Marta (org.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

BERGMANN, Klaus. A História na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História. São Paulo. V. 09, N. 19. 1989/1990. Disponível em < http://twixar.me/frS1 > Consultado em 26/08/2019.

BUCCI, Eugênio. A História Na Era De Sua Reprodutibilidade Técnica. In: BUCCI; KEHL. Videologias: Ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

CAIMI, Flávia. Investigando os caminhos recentes da história escolar: tendências e perspectivas no ensino e pesquisa. ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (org.). O Ensino de História em Questão. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.

CERRI, L. F. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional 15(2): 264-278, Inverno, 2010. Disponível em < http://twixar.me/NrS1 > Consultado em 26/08/2019.

FERREIRA, Rodrigo. O cinema na história pública: balanço do cenário brasileiro (2011-2015). In: GOBBI, MC; KERBAUY, M (orgs). Televisão Digital: informação e conhecimento [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura acadêmica, 2010.

GONTIJO, Rebeca. Cultura Histórica. FERREIRA, Marieta; OLIVEIRA, Maria (coord.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

MARTINS, Estevão. Consciência Histórica. Dicionário De Ensino De História. Rio De Janeiro: Fgv Editora, 2019.

FERRO, Marc. Cinema e História. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1992.

HAGEMEYER, Rafael. História & Audiovisual. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

KITTLER, Friedrich. Mídias ópticas: Curso em Berlim, 1999. Trad. Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

KNAUSS, Paulo. Conhecimento Histórico Acadêmico. FERREIRA, Marieta; OLIVEIRA, Maria (coord.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

LUCCHESI, Anita; CARVALHO, Bruno. História Digital. Reflexões, experiências e perspectivas. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele; SANTHIAGO, Ricardo (org). História pública no Brasil: Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele; SANTHIAGO, Ricardo (org). História pública no Brasil: Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: Entre Saberes e Práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

MONTEIRO, Ana Maria. A História Ensinada: Algumas Configurações do Saber Escolar. História & Ensino. V. 9, p. 37-62, out. 2003. Disponível em < http://twixar.me/GqS1 > Consultado em 26/08/2019.

MONTÓN, Angel Luis Hueso. O Homem E O Mundo Midiático No Princípio De Um Novo Século. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni; FEIGELSON, Kristian (org.) Cinematógrafo: Um Olhar Sobre A História. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2009

NAPOLITANO, Marcos. Como Usar o Cinema na Sala de Aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2009.

OGASSAWARA, Juliana Sayuri; BORGES, Viviane Trindade. O historiador e a mídia: diálogos e disputas na arena da história pública. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 39, no 80, 2019. Disponível em < http://twixar.me/J8y1 >. Consultado em 19/08/2019.

QUADRAT, Samantha Viz. É possível uma história pública dos temas sensíveis no Brasil? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane (org.). Que História Pública Queremos? São Paulo: Letra e Voz, 2018.

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Trad. Marcello Lino. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

RÜSEN, Jorn. Teoria da História: Uma Teoria da História Como Ciência. Trad. Estevão Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R (org). Jörn Rüsen E O Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

RÜSEN, Jörn. História Viva: Teoria da História: Formas e Funções do Conhecimento Histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da história. Fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão Martins. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

SADDI, Rafael. O Parafuso da Didática da História. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v.34, n. 2, p. 211-220, July-Dec., 2012. Disponível em < http://twixar.me/PrS1 > Consultado em 26/08/2019.

SAYER, Faye. Public History: A Pratical Guide. London, New York, Bloomsbury Academic, 2015.

SORLIN, Pierre. Televisão: Outra Inteligência do Passado. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni; FEIGELSON, Kristian (org.) Cinematógrafo: Um Olhar Sobre A História. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

SOUZA, E. C. Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen. Doi: 10.5216/hr.v17i1.21682. História Revista, 17(1). 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21682. Consultado em 27 de abr de 2020.

VALIM, Alexandre. História e Cinema. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2012.

ZAHAVI, Gerald. Ensinando História Pública. In: ALMEIDA, Juniele; ROVAI, Marta (org.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

FREIRE JÚNIOR, Josias José. História pública e cultura histórica na produção audiovisual contemporânea. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.34152. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/34152. Acesso em: 21 nov. 2024.