Atividades, para quê?
As metodologias e abordagens utilizadas nos exercícios dos livros de História do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i34.22578Palavras-chave:
Exercícios. História. Ensino Médio.Resumo
Este texto faz uma análise das atividades existentes nos livros didáticos de História do Ensino Médio, debruçando-se sobre dois aspectos principais: primeiro identifica a existência de exercícios no final de cada capítulo, verificando a metodologia utilizada pelos autores na elaboração ou escolha dos mesmos, e em seguida, analisa a abordagem priorizada por esses autores na exposição dos questionários. Utilizamos para este trabalho quatro coleções de História do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático-PNLD 2018, somando no total doze livros, sendo três volumes de cada coleção, envolvendo o 1º, 2º e 3º ano.
Downloads
Referências
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Questões discursivas para avaliação escolar. Revista Acta Scientiarum Language and Culture. Maringá, vol. 30, nº 02, p. 149-157, 2008.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Práticas de leitura em livros didáticos. Revista da Faculdade de Educação, [S.l.], v. 22, n. 1, p. 1-21, jan. 1996.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 1º ano. São Paulo: FTD, 2016.
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 2º ano. São Paulo: FTD, 2016.
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 3º ano. São Paulo: FTD, 2016.
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 1. São Paulo: Moderna, 2016.
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 2. São Paulo: Moderna, 2016.
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 3. São Paulo: Moderna, 2016.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, 1990.
FREITAS, Itamar. Livro didático de história: definições, representações e prescrições de uso. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; OLIVEIRA, Almir Flélix Bueno de. Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal: Editora da UFRN, 2009. pp. 11-19.
MATOS, Luiz Alves de. O exercício como procedimento de fixação de automatismos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. vol. XXV, abril-junho, n. 62. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Pedagógicos/Ministério da Educação e Cultura, 1956, p. 56-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).