Atividades, para quê?
As metodologias e abordagens utilizadas nos exercícios dos livros de História do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i34.22578Keywords:
Exercises. History. High School.Abstract
This text analyzes the activities in the textbooks of High School History, focusing on two main aspects: first, it identifies the existence of exercises at the end of each chapter, verifying the methodology used by the authors in the elaboration or choice of the same, and then analyzes the approach prioritized by these authors in the presentation of the questionnaires. We used four collections of History of Secondary Education, approved by the National Program of Didactic Book-PNLD 2018, totaling twelve books, three volumes of each collection, involving the 1st, 2nd and 3rd year.
Downloads
References
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Questões discursivas para avaliação escolar. Revista Acta Scientiarum Language and Culture. Maringá, vol. 30, nº 02, p. 149-157, 2008.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Práticas de leitura em livros didáticos. Revista da Faculdade de Educação, [S.l.], v. 22, n. 1, p. 1-21, jan. 1996.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 1º ano. São Paulo: FTD, 2016.
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 2º ano. São Paulo: FTD, 2016.
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 3º ano. São Paulo: FTD, 2016.
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 1. São Paulo: Moderna, 2016.
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 2. São Paulo: Moderna, 2016.
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 3. São Paulo: Moderna, 2016.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, 1990.
FREITAS, Itamar. Livro didático de história: definições, representações e prescrições de uso. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; OLIVEIRA, Almir Flélix Bueno de. Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal: Editora da UFRN, 2009. pp. 11-19.
MATOS, Luiz Alves de. O exercício como procedimento de fixação de automatismos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. vol. XXV, abril-junho, n. 62. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Pedagógicos/Ministério da Educação e Cultura, 1956, p. 56-74.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).