Caminhos do Império
a trajetória de Raimundo José da Cunha Mattos e o contexto da consolidação da independência do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i08.20117Palavras-chave:
Independência. Trajetórias de vida. Raimundo José da Cunha Mattos.Resumo
Para o pensar as relações possíveis entre a escrita da história do momento da independência e a trajetória de vida, proponho o estudo de Raimundo José da Cunha Mattos. Este personagem foi atuante na maioria dos principais acontecimentos relacionados à formação do estado brasileiro nas quatro primeiras décadas do século XIX e que representou um modelo de servidor do Império, cuja vida confunde-se com a do Império que serviu.
Downloads
Referências
SCHMIDT, Benito Bisso. “Construindo biografias...historiadores e jornalistas: aproximações e afastamentos.” Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 19, 1997.
SILVA, Helenice Rodrigues da. “A história intelectual em questão.” In: LOPES, Marco Antônio. Grandes nomes da história intelectual. Contexto: São Paulo, 2003.
BITTENCOURT, Feijó. Instituto Histórico: os fundadores. Imprensa Nacional: Rio de Janeiro, 1938.
MATTOS, Raymundo José da Cunha. Compêndio histórico das possessões de Portugal na África. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça e Negócios Interiores, 1963.
LYRA, Maria de Lourdes Viana. A utopia do poderoso império. Portugal e Brasil: bastidores da política: 1798-1822). Livraria Sette Letras Editora: Rio de Janeiro, 1994.
DIAS, J. S. da Silva. “Pombalismo e teoria política”. In: Cultura, História e Filosofia, vol. 1, Lisboa, 1982.
KOSELLECK, Reinhart. Future Past: on the semantics of historical time. MIT Cambridge: Massachusets, 1985.
BARMAN, Roderick J. Brazil: the forging of a Nation (1798-1852). Stanford: Standford, 2000, 76-77. Ver também NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. Corcundas e constitucionais: a cultura política da independência (1820-1822). Editora Revan/FAPERJ: Rio de Janeiro, 2003.
BELLEGARDE, Henrique. “Elogio histórico do falecido vice-presidente o marechal Raymundo José da Cunha Mattos”. Revista do IHGB, Rio de Janeiro, 1839.
LACAPRA, Dominick. “Rethinking intellectual history and reading texts” in: Dominick LaCapra & Seven L Kaplan. Modern European intellectual history. Cornell University Press: Ithaca and London, 1995.
MATTOS, Raymundo José da Cunha. “Ensaio histórico político sobre a origem, progressos e merecimento da antipatia e recíproca aversão de alguns portugueses europeus e brasileiros...”. Typigraphia de Mos Garcez: Rio de Janeiro, 1822.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).