Quem deve contribuir com o imposto de sangue?
Discussões parlamentares sobre o recrutamento no I Reinado
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i39.39130Palavras-chave:
Recrutamento. Cidadão. I Reinado.Resumo
Este artigo analisa os projetos políticos em disputa acerca do recrutamento para o Exército imperial durante o I Reinado. Para tanto, examina os Anais da Câmara dos Deputados e normativas referentes às forças terrestres para compreender as diferentes propostas apresentadas pela elite política imperial e o que representavam no momento de afirmação do Estado independente e constitucional. Conclui que as propostas debatidas demonstravam a preocupação da elite política em adaptar as práticas de recrutamento para o contexto constitucional, em formar um corpo combatente constituído exclusivamente por cidadãos, rechaçando o serviço de africanos libertos, e em distribuir o fardo do “imposto de sangue” sobre os cidadãos considerados menos úteis da sociedade imperial.
Downloads
Referências
BRASIL. Anais da Câmara dos Deputados, 1826, tomos III e IV.
BRASIL. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1823. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/colecao-anual-de-leis
BRASIL. Constituição de 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm
GRINBERG, Keila. O fiador dos brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
KRAAY, Hendrik. Política Racial, Estado e Forças Armadas na época da Independência: Bahia, 1790-1850. São Paulo: Hucitec editora, 2011.
MATTOS, H. A Escravidão Moderna nos Quadros do Império Português: o Antigo Regime em perspectiva atlântica. In: FRAGOSO, João Luís; BICALHO, Maria Fernanda; GOUVÊA, Maria de Fátima (Orgs.). O Antigo Regime nos Trópicos. A Dinâmica Imperial Portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, v. 1, p. 141-162.
PEREIRA, Vantuil. Ao Soberano Congresso. São Paulo: Alameda, 2010.
POCOCK, John. Linguagens do ideário político. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
SILVA, Luiz Geraldo. Gênese das milícias de pardos e pretos na América Portuguesa: Pernambuco e Minas Gerais, séculos XVII e XVIII. Revista de História, São Paulo, nº 169, p. 118. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rh/n169/0034-8309-rh-169-00111.pdf>.
SOUZA, Adriana Barreto de. O exército na consolidação do Império: um estudo histórico sobre a política militar conservadora. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Em Tempo de Histórias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).