Os Faunos de Nijinsky: As (Re) Interpretações de L’Après-Midi D’um Faune
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i34.28163Palavras-chave:
Fauno. Ballet Russo. Vaslav Nijinsky.Resumo
Com música por Claude Debussy, design de Liev Bakst e coreografia de Vaslav Nijinsky, L'Après-midi d'un Faune estreou, no palco do Théâtre du Châtelet, em Paris, no dia 29 de maio de 1912, com grande polêmica. Retratando a história do encontro de um Fauno com um grupo de ninfas por meio de movimentos marcados e uma posição-base pouco convencional para o ballet clássico à época, o primeiro trabalho como coreógrafo do aclamado "deus da dança" foi imerso nas controvérsias que levariam o espetáculo, e a personagem do Fauno, a serem vistos como sinônimo do nome Vaslav Nijinsky. Enquanto única coreografia do bailarino russo a sobreviver os quase setenta anos entre sua estreia e a reconstrução feita na década de 1980, L'Après-midi d'un Faune viveu na memória. Este trabalho busca refletir se essa diz mais respeito à coreografia em si ou ao coreógrafo.
Downloads
Referências
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
HODSON, Millicent. Nijinsky's Choreographic Method: Visual Sources from Roerich for “Le Sacre du Printemps”. Dance Research Journal, Vol. 18, No. 2, Russian Folklore Abroad, p. 7-15, 1986-1987.
INGRAM, Susan. Nadezhda Mandel’shtam, Romola Nijinsky and the Literary Legacies of their Love. Canadian Slavonic Papers/Revue Canadienne des Slavistes, Vol. 41, No. ¾, 1999.
JACKSON, Naomi. Reviewed Works: Nijinsky's Faune Restored: A Study of Vaslav Nijinsky's 1915 Dance Score "L'Après-Midi d'un Faune" and His Dance Notation System by Ann Hutchinson Guest, Claudia Jeschke; A Revival of Nijinsky's Original L'Après-Midi d'un Faune by Jill Beck. Dance Research Journal, Vol. 26, No. 2, p. 36-37, 1994.
JARVINEN, Hanna. Dancing Genius: The Stardom of Vaslav Nijinsky. Nova York: Palgrave Macmillan, 2014.
JARVINEN, Hanna. Dancing without Space: On Nijinsky's L'Après-midi d'un Faune (1912). Dance Research: The Journal of the Society for Dance Research, Vol. 27, No. 1, p. 28-64, 2009.
KAVANAGH, Julie. Nureyev: The Life. Nova York: Vintage Books, 2008.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: A Problemática dos Lugares. Projeto História. São Paulo: N. 10, 1993.
OLIVEIRA, Eliene Dias de; TEDESCHI, Losandro Antonio. Nos Caminhos da Memória, nos Rastros da História: Um Diálogo Possível. Revista Rascunhos Culturais. Coxim: V. 2, N. 4, p. 45-54, 2011.
STRAVINSKY, Igor. Stravinsky: an autobiography. Nova York: Simon and Schuster, 1936.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).