Cartas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando a possibilidade de dialogar com um ser misterioso, quatro cartas são escritas - a conversa se dá a partir do desejo. A proposta consiste em reunir cartas enviadas a uma mulher chamada Francisca. Um nome comum, para uma realidade comum - o apagamento da herança feminina dentro das famílias afro-brasileiras. Essa mulher aparece como um oráculo, como uma ponte para o desconhecido, ao mesmo tempo que provoca pensamentos reflexivos sobre a investigação sugerida. O “aqui” é elaborado a partir da tentativa de estabelecer um diálogo com Francisca, mesmo sem obter nenhuma resposta - as datas e o local marcam a presença do corpo no tempo e no espaço. O mistério ao redor dessa personagem é a sustentação e a causa das cartas.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
BETHÂNIA, Maria. As canções que você fez pra mim. Rio de Janeiro:
Polygram, 1993, MP4 (3:44).
FANON, Franz. Peles negras, máscaras brancas. Trad. Sebastião Nascimento
e colaboração de Raquel Camargo; prefácio de Grada Kilomba;
posfácio de Deivison Faustino; textos complementares de Francis Jeanson
e Paul Gilroy. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
GARCIA, Marília. Parque das Ruínas. São Paulo: Luna Parque, 2018,
p.25.
HARTMAN, Saidiya. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da
escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.