Oswald de Andrade:
entre o messianismo e a utopia
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v17i1.51463Palavras-chave:
Oswald de Andrade, Messianismo, Utopia, Afonso Arinos de Melo Franco, Teoria da bondade natural do homemResumo
O presente artigo tem por objetivo explorar a transformação do conceito de messianismo na obra de Oswald de Andrade, especialmente entre os ensaios A crise da filosofia messiânica, de 1950, e A marcha das utopias, de 1953. Essa transformação é possibilitada pela mudança no eixo de leitura da realidade percebida na obra oswaldiana em 1953, que passa a entender a história do pensamento ocidental a partir da chave da utopia, proporcionada aos europeus pelo encontro com os povos indígenas das Américas e especialmente do Brasil. A partir dessa reorientação, o messianismo, que antes representava o modus operandi filosófico do Patriarcado alienante, passa a conter em si também um potencial revolucionário na medida em que acende a chama da utopia e permite a abertura de novos horizontes de possibilidades políticas.
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald. Obras completas, vol. 6: do pau-brasil à antropofagia e às utopias. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1970.
ANDRADE, Oswald. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 1990.
ARINOS DE MELO FRANCO, Afonso. O índio brasileiro e a revolução francesa: As origens brasileiras da teoria da bondade natural. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.
BACHOFEN, J.J. Myth, religion and mother right. New Jersey: Princeton University Press, 1992.
CHAUÍ, Marilena. Notas sobre a Utopia. Cienc. Cult. [online]. 2008, vol.60, n. spe1, pp.7-12.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
GANDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil: história da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios: uma seleção. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MOORE, Thomas. A utopia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
NEGRI, Antonio. Políticas da imanência, políticas da transcendência: ensaio popular. Trad: Herivelto P. Souza. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, vol 4, nº 2, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
NUNES, Benedito. Antropofagia ao alcance de todos. In: A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 1990.
NUNES, Benedito. Oswald Canibal. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.