Performance & Filosofia na América Latina:

A antropofagia como um tipo de “Epistemologia do Sul”

Autores

  • Luciana da Costa Dias

DOI:

https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v11i1.37261

Palavras-chave:

Antropofagia, Epistemologia do Sul, Filosofia, Performance

Resumo

Este artigo discute o caráter paradigmático da antropofagia como um tipo de epistemologia do sul, i.e: como uma filosofia genuinamente brasileira que, partindo da possibilidade de um pensamento necessariamente “incorporado”, se mostre capaz de superar as dicotomias e os descaminhos da filosofia no Ocidente. Assim sendo, propõe também a performance latinoamericana como uma forma de “filosofia crua”. Em articulação com os trabalhos de autores como Vilém Flusser e de performers como Ana Mendieta, nos utilizamos aqui da antropofagia de Oswald de Andrade como ferramenta epistemológica (e como forma de “corporificação radical”): um modo possível para as questões filosóficas serem absorvidas e se tornarem
“carne, osso e sangue” no Brasil e na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGRA, Lúcio. ‘Fora do Mapa, o Mapa: Performance na América Latina em dez anotações’, ARS Journal, São Paulo, v.14, n.27, p.136, 2016.

ALCÁZAR, Josefina; FUENTES, Fernando. Performance y arte-acción em America Latina, México: ExTeresa, (2005.

ANDRADE, Oswald de. ‘Cannibalistic Manifesto’, Latin American Literary Review, v.19, n.38, pp.38-47, 2016.

BIRNBAUM, Daniel; OLSSON, Anders. ‘An Interview with Jacques Derrida on the Limits of Digestion’. E-flux journal, n.02, 2009.

BLEEKER, M. et al. Performance and Phenomenology: Traditions and transformations. Abingdon-on-Thames-UK: Routledge, 2015.

CAMPOS, Haroldo de. “Da Razão Antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”. In: Metalinguagem & outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. Perspectiva: São Paulo, 1992.

CAMPOS, Haroldo de. ‘Revistas re-vistas: os antropófagos’, Revista de Antropofagia. São Paulo, CLY, 1976.

CANCLINI, Nestor Garcia. Hybrid Cultures: Strategies for Entering and Leaving Modernity. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1995.

CLAVO, María Iñigo. Modernity vs Epistemodiversity. E-flux journal, n.73, 2016.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2009, p. 28- 38.

CULL, Laura; LAGAAY, Alice (Org.). Encounters in Performance Philosophy. Performance Philosophy Books series. London: Palgrave Macmillan, 2014.

DIAS, Luciana da Costa. “Crise da Representação, Virada Performativa e Presença: possibilidades rumo a uma Filosofia-Performance”. In Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 10, n. 1, 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. ‘November 28, 1947: How do you make yourself a Body without Organs?’, in A thousand plateaus: Capitalism and schizophrenia. Continuum: New York, 1987.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Rhizome. Les Éditions de Minuit: Paris, 1976.

DUCHET, Michèle. Anthropotogie et Histoire au Siècle des Lumières, Flammarion: Paris, 1971.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette. Theatricality: The Specificity of Theatrical Language. SubStance, special issue Theatricality, 2002.

FLUSSER, Vilém. Bodenlos, São Paulo: Annablume, 2007.

FLUSSER, Vilém. Fenomenologia do brasileiro: Em busca de um novo homem, Rio de Janeiro: EdUERJ, 1981.

FLUSSER, Vilém. Post-History.Univocal Publishing: New York, 2013.

GALEANO, E. As veias abertas da américa latina. Trad. Sergio Faraco. Porto Alegra: LP&M Editores, 2010.

GRANT, Stuart; McNEILLY-RENAUDIE, Jodie; WAGNER, Matthew (Org.). Performance Phenomenology: To the Thing Itself. Performance Philosophy Books series. London: Palgrave Macmillan, 2019.

HEARTNEY, Eleanor. ‘Rediscovering Ana Mendieta’, Art in America Magazine, vol. 92, n.10, 2004.

HEGEL, George Wilhelm Friedrich. The Philosophy of History. Prometheus Books: Buffalo, 1991.

LEVI-STRAUSS, Claude. Tristes Tropiques, Criterion: New York, 1961.

MIGNOLO, Walter. The Idea of Latin America, Blackwell Publishing: Oxford, 2005.

ORTEGA Y GASSET, José. ‘Hegel y América’, El Espectador, vols. VII-VIII. Espasa Calpa; Madrid, 1966.

SALAZAR BONDY, Augusto. ‘The meaning and problem of hispanicamerican philosophic Thought’. Latin American Philosophy in the Twentieth Century. Prometheus Books, New York, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies of the South. Routledge: London, 2015.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. Routledge: London, 2002.

SCHWARZ, Roberto. Misplaced ideas: essays on Brazilian culture. Chapman & Hall: London, 1992.

SINGER, Milton. When a Great Tradition Modernizes: an Anthropological approach to Modern Civilization, Praeger Publishers: London, 1972.

TAYLOR, Diana; TOWNSEND, Sarah.J. Stages of Conflict: A Critical Anthology of Latin American Theater and Performance, Michigan Press University: Ann Harbor, 2008.

ZEA, Leopoldo Aguilar. ‘The Actual Function of Philosophy in Latin America’, 2004.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

DIAS, Luciana da Costa. Performance & Filosofia na América Latina:: A antropofagia como um tipo de “Epistemologia do Sul”. Das Questões, [S. l.], v. 11, n. 1, 2021. DOI: 10.26512/dasquestoes.v11i1.37261. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/37261. Acesso em: 31 ago. 2024.