WHITEHEAD E DESCOLA
ANALOGISMO DE SEGUNDA ORDEM
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37672Palavras-chave:
Filosofia do processo, Antropologia da natureza, Analogismo, Alfred North Whitehead, Phlippe DescolaResumo
Este trabalho busca apresentar uma conexão entre a filosofia do organismo de Alfred N. Whitehead e a filosofia antropológica de Philippe Descola. Dentre as quatro disposições antropológicas em relação à natureza, mostraremos como o analogismo de Descola se entrelaça com a filosofia whiteheadiana numa cartografia das diferenças que não apela para uma unidade totalizante. Revisitamos o argumento de analogismo de segunda ordem par mostrar como isso pode ser operacionalizado.
Downloads
Referências
DESCOLA, Philippe. Par-delà nature et culture. Paris: Éditions Gallimard, 2005
MACIEL, Otávio S. R. D. ‘Razão e Experiência: uma introdução metafilosófica ao pensamento especulativo de Alfred N. Whitehead’ in. Das Questões, Vol.7. n.2, janeiro de 2021, p.34-65
MACIEL, Otávio S. R. D. Meta-metafísica e correlacionismo: desafios e direções para uma filosofia no século XXI. Dissertação (MonografiaemFilosofia) – UnB. Brasília, 2017
WHITEHEAD, Alfred N. Process and Reality: an essay in cosmology. New York: The Free Press, 1978
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.