WHITEHEAD, BERGSON E A BIFURCAÇÃO DA NATUREZA
Palavras-chave:
Bifurcação da natureza, Filosofia da percepção, Whitehead, BergsonResumo
O presente artigo trata de uma abordagem bergsoniana ao problema da bifurcação da natureza, tal como colocado por Alfred N. Whitehead no segundo capítulo de O conceito de natureza. A bifurcação da natureza, entendida como a cisão da natureza em causa da percepção e natureza percebida, culmina, segundo Whitehead, em uma das maiores falácias da filosofia moderna. Ao lado de Whitehead, o filósofo francês Henri Bergson se coloca como um poderoso aliado na recusa do sistema de bifurcação, ao tratar tudo aquilo que apreendemos na percepção sensível como pertencente à natureza.
Downloads
Referências
BERGSON, H. Duração e Simultaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006
____________. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DIDIER, D. Nature as Events. Durham: Duke University Press, 2017.
SILVA, F. L. Bergson: intuição e discurso filosófico. São Paulo: Loyola, 1994
WHITEHEAD, A. Process and Reality. New York: The Free Press, 1985.
____________. O Conceito de Natureza. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
____________. The Concept of Nature. Cambridge: Cambridge University Press, 1964.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.