Rethinking Indigenous Languages
Drivers and factors influencing the disappearance of indigenous languages. Reflections from the Ogiek community in Kenya.
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v10i1.32344Palavras-chave:
Povo Ogiek, Línguas indígenas, conhecimento tradicional, KenyaResumo
“A língua é o que somos e é onde guardamos nossa informação. É um instrumento para conectar e inspirar a geração futura”. Essas palavras foram ditas por uma anciã Ogiek (nda’sat). Nossos anciões nos transmitiram tradições e a cultura da caça e coleta, mas agora as coisas estão mudando. A língua antiga está desaparecendo. Os jovens estão abandonando a vida na aldeia e migrando para as áreas urbanas para buscar educação e empregos. Preservar a língua indígena neste tipo de situação é difícil, mas nos impele a posicionar medidas para o reconhecimento da diversidade linguística, promover e valorizar a comunicação nas línguas indígenas como um meio de expressões comunitárias, com a aceitação de que todas as línguas são iguais e nenhuma é superior à outra.
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.