Rethinking Indigenous Languages

Drivers and factors influencing the disappearance of indigenous languages. Reflections from the Ogiek community in Kenya.

Autores

  • John Lengoisa Samorai

DOI:

https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v10i1.32344

Palavras-chave:

Povo Ogiek, Línguas indígenas, conhecimento tradicional, Kenya

Resumo

“A língua é o que somos e é onde guardamos nossa informação. É um instrumento para conectar e inspirar a geração futura”. Essas palavras foram ditas por uma anciã Ogiek (nda’sat). Nossos anciões nos transmitiram tradições e a cultura da caça e coleta, mas agora as coisas estão mudando. A língua antiga está desaparecendo. Os jovens estão abandonando a vida na aldeia e migrando para as áreas urbanas para buscar educação e empregos. Preservar a língua indígena neste tipo de situação é difícil, mas nos impele a posicionar medidas para o reconhecimento da diversidade linguística, promover e valorizar a comunicação nas línguas indígenas como um meio de expressões comunitárias, com a aceitação de que todas as línguas são iguais e nenhuma é superior à outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-07-14

Como Citar

SAMORAI, John Lengoisa. Rethinking Indigenous Languages: Drivers and factors influencing the disappearance of indigenous languages. Reflections from the Ogiek community in Kenya. Das Questões, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 57–63, 2020. DOI: 10.26512/dasquestoes.v10i1.32344. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/32344. Acesso em: 28 mar. 2024.