EXU INTERROGA CLIO: contribuições da Filosofia Africana na construção de um novo paradigma para o estudo da História

Autores

  • Luís Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v4i1.16213

Resumo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as investigações sobre o estudo de Filosofia Africana na potencialidade de compreender outros espaços de produção do conhecimento filosófico, estabelecendo assim um diálogo com a tradição teórica ocidental sobre a História. Tal pesquisa se debruça nos debates existentes sobre a desapropriação do Ocidente enquanto titular exclusivo do conhecimento. A intenção é a defesa da existência da Filosofia Africana e da construtividade legítima do pensamento de pessoas negras. Para isso trazemos o arquétipo do Orixá Exu como fio condutor do conhecimento histórico a fim de revisar as novas formas do fazer historiográfico partindo da Historia Oral como fonte do conhecimento histórico.

Palavras-chave: África. Exu. Filosofia. Teoria da História.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar la investigación en el estudio de la filosofía africana en capacidad de comprender otras áreas de la producción del conocimiento filosófico, estableciendo un diálogo con la tradición teórica de la historia occidental. Esta investigación se centra en los debates existentes en el despojo de Occidente como un soporte de conocimiento exclusivo. La intención es defender la existencia de la filosofía africana y constructivo legítimo del pensamiento de la gente negra. Para ello llevar el arquetipo del Orisha Eshu como hilo de los conocimientos históricos a fin de examinar nuevas formas de historiográfico no a partir de la historia oral como fuente de conocimiento histórico.

Palabras clave: África. Eshu. Filosofía. Teoría de la Historia.

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Publicado

2016-09-27

Como Citar

SARAIVA, Luís. EXU INTERROGA CLIO: contribuições da Filosofia Africana na construção de um novo paradigma para o estudo da História. Das Questões, [S. l.], v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.26512/dasquestoes.v4i1.16213. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/16213. Acesso em: 1 maio. 2024.

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Seção

Artigos