Algunos problemas con la noción de Sur Global
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i1.31100Palavras-chave:
Sur Global, Alteridades Globales, traducción, lenguarazResumo
Este artículo pretende revisar de manera crítica algunas de las tesis centrales a la noción de “Sur Global”. Se aborda un resumen de dicha tesis y se propone un abordaje de “alteridades globales” que permite resolver los problemas teóricos de la noción “Sur Global”, en particular, la vocación subordinante que se encuentra en el centro de la misma. Así, surge una propuesta vinculada a a noción de traducción y a la figura de lenguaraz como horizonte de vinculación entre los saberes de manera no hegemónica.
Downloads
Referências
DAVID, Guillermo; El indio deseado. Del dios de la Pampa al indiecito gay, Las Cuarenta, Buenos Aires, 2011.
DUSSEL, Enrique; “Una nueva edad mundial en la historia de la Filosofía”, en Dussel, Enrique; Filosofías del Sur. Descolonización y transmodernidad. Akal, Buenos Aires, 2016.
WAINAINA, Binyavanga; How to Write about Africa citado de https://www.bu.edu/africa/files/2013/10/How-to-Write-about-Africa.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.