A música em Dostoiévski

voz e polifonia sob o viés bakhtiniano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.41275

Palavras-chave:

Dostoiévski, Bakhtin, Metáfora musical, polifonia, diálogo

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a metáfora musical presente na criação artística de Dostoiévski, por meio das concepções de voz e polifonia propostas pelo Círculo “B.M.V”, em especial, Bakhtin no seu livro sobre a poética de Dostoiévski. Para isso, buscamos adentrar no campo musical (teoria e história da música), a fim de compreender como ocorre o entendimento de tais categorias, bem como apreender de que maneira é possível realizar uma analogia estrutural entre o discurso musical e a composição artística do escritor. Esperamos contribuir com a discussão sobre os conceitos, além de evidenciar a nova visão sobre o homem, compreendido de forma inacabada e inconclusa, por Dostoéivski, de acordo com a leitura bakhtiniana. 

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Biografia do Autor

Luciane de Paula, UNESP

Docente da UNESP - Universidade Estadual Paulista, lotada no Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação - DELLE,  Câmpus de Assis, credenciada no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Câmpus de Araraquara e no Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. Líder do GED - Grupo de Estudos Discursivos. Área de atuação: Análise Dialógica do Discurso - Estudos Bakhtinianos.

José Antonio Rodrigues Luciano, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pelo PPGLLP da UNESP - FCL Araraquara.

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Publicado

31-05-2022

Como Citar

Paula, L. de, & Luciano, J. A. R. (2022). A música em Dostoiévski: voz e polifonia sob o viés bakhtiniano. Revista Cerrados, 31(58), 134–146. https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.41275

Edição

Seção

Dossiê - DOSTOIEVSKI: 200 anos