A música em Dostoiévski
voz e polifonia sob o viés bakhtiniano
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v31i58.41275Mots-clés :
Dostoiévski, Bakhtin, Metáfora musical, polifonia, diálogoRésumé
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a metáfora musical presente na criação artística de Dostoiévski, por meio das concepções de voz e polifonia propostas pelo Círculo “B.M.V”, em especial, Bakhtin no seu livro sobre a poética de Dostoiévski. Para isso, buscamos adentrar no campo musical (teoria e história da música), a fim de compreender como ocorre o entendimento de tais categorias, bem como apreender de que maneira é possível realizar uma analogia estrutural entre o discurso musical e a composição artística do escritor. Esperamos contribuir com a discussão sobre os conceitos, além de evidenciar a nova visão sobre o homem, compreendido de forma inacabada e inconclusa, por Dostoéivski, de acordo com a leitura bakhtiniana.
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