Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
- Indicou-se no campo das Referências somente os materiais devidamente citados no texto encaminhado.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
- O texto passou por revisão linguística antes da submissão.
- O artigo é de autoria de, pelo menos, um(a) doutor(a) na área de investigação.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
Resenha
1 As resenhas devem ter de 1.200 a 1.400 palavras. O número total de palavras deve incluir o texto e peritextos, ou seja, incluir os títulos, os resumos e palavras-chave (nos dois idiomas), as referências bibliográficas, notas de rodapé etc.
2. Extensão dos arquivos: Os arquivos devem ter extensão .doc, .docx ou .rtf.
3. As resenhas devem, obrigatoriamente, conter:
a) Título, que corresponde à referência da obra resenhada no formato ABNT;
b) Referências, em formato ABNT, em lista ao final do texto (vide seção “Referências”), caso haja citações. Só devem ser incluídas nas referências obras efetivamente citadas.
4. Não serão aceitas resenhas de textos publicados há mais de 2 anos da data da submissão da resenha ao sistema.
Fabulações e cenas especulativas
A proposta deste dossiê temático é estimular artigos que analisem fabulações e cenas especulativas atentas às histórias alternativas aos arquivos oficiais. Afrofuturismo e ficções científicas, perspectivismos ameríndios e multinaturalismos, realidades mais-que-humanas, narrativas não-humanas, viradas animais e cosmologias decoloniais receberão uma atenção especial para esta edição. Trata-se de um paradigma emergente, em consolidação, que revisa criticamente modos mais oficiais, realistas e canônicos de narrativa nas artes e na literatura. Se, segundo Sadya Hartman, os arquivos de vigilância são incapazes de abarcar a história da pulsão das vidas rebeldes dos guetos negros, a ficção especulativa revela-se como uma fonte, uma forma de escrita histórica que não se conforma com a violência e a violação das narrativas hegemônicas. Mundos futuros, mundos em ruínas e lacunares ensejam, portanto, narrativas que propõem outros mundos. Serão bem-vindas obras de caráter comparatista, que situam suas análises nas fronteiras ou fricção de linguagens, como o cinema, a literatura, a artes dramáticas, a cultura pop, as séries de TV e as artes visuais.
Literatura negra e indígena no Brasil
A literatura oral nunca fez parte do cânone, que sempre privilegiou a escrita, legitimada pela branquitude, pela colonialidade e pelo Império. São séculos de apagamento, silenciamento, invisibilidade, epistemicídio e desumanização. Temos uma dívida impagável com os ancestrais desse país que fundaram a nação e ficaram fora dela, subalternizados e apagados da história. Este dossiê é uma forma de reparação, uma tentativa de dar visibilidade à luta dos povos originários e negros deste país. Este número da Revista Cerrados aceitará artigos que contribuam para fomentar a discussão sobre a literatura negra e indígena feita no Brasil, na perspectiva da oralidade, da ancestralidade e das resistências.
Declaração de Direito Autoral
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.