Tempos sombrios e documentário no cinema

Autores/as

  • Salete

Palabras clave:

“normalidade capitalistal”, documentário cinematográfico, dimensão ficcional

Resumen

Este texto traça um panorama dos caminhos da “normalidade capitalista” na experiência brasileira e, tomando como objeto as configurações formais das relações entre cineasta e vida popular e a dimensão ficcional implícita em documentários cinematográficos, chega a “Estou me guardando prá quando o Carnaval chegar” (Marcelo Gomes, 2019).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, Theodor, “Posição do narrador no romance contemporâneo”, in Notas de Literatura I, tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34/Duas Cidades, 2003.

ARANTES, Paulo Arantes, O fio da meada. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

-------------------, O novo tempo do mundo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.

CANDIDO, Antonio, “Radicalismos”, in Vários escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1995, 3ª edição.

_____________________, “O tempo do contra”, in Textos de intervenção (seleção, apresentação e notas de Vinicius Dantas). São Paulo: Editora 34/Duas Cidades, 2002.

__________________, “O mundo-provérbio”, in O discurso e a cidade, Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.

CATALANI, Felipe, “A decisão fascista e o mito da regressão> O Brasil à luz do mundo e vice-versa, in blog da Editora Boitempo, julho de 2019.

DARDOT, Pierre e LAVAL, Chistian, La nouvelle raison du monde (essai sur la société néolibérale). Pris: La Décpuverte/Poche, 2010.

GRESPAN, Jorge, Marx e a crítica do modo de representação capitalista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

MELLO E SOUZA, Gilda de, “Os inconfidentes’, in Exercícios de Leitura. São Paulo: Editora 34/Duas Cidades, 2009.

OLIVEIRA, Francisco de, Brasil: uma biografia não autorizada. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018.

SCHWARZ, Roberto, “Um seminário de Marx”, in Sequências Brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, 2ª edição.

________________________, “O cinema e Os fuzis”, in O pai de família. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

__________________________, “O fio da meada”, in Que horas são?. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 2007.

_______________________________, “Gilda de Mello e Souza”, in Martinha versus Lucrecia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

XAVIER, Ismail, Encontros, organização de Adilson Mendes. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

Publicado

2020-08-20

Cómo citar

Salete. (2020). Tempos sombrios e documentário no cinema. Revista Cerrados, 29(52), 45–56. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/29157

Número

Sección

Dossiê: Realismo e atualidade: horizontes da criação artística em tempos hostis.

Artículos similares

<< < 1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.