Afropolitanismo: a perspectiva emancipatória de Taiye Selasi em Adeus, Gana!
DOI :
https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i61.45880Mots-clés :
Afropolitanismo, Taiye Salesi, Adeus, Gana!.Résumé
O objetivo deste artigo é refletir brevemente sobre a concepção do Afropolitanismo como resultado de uma perspectiva emancipatória e sua representação no romance Adeus, Gana!, de Taiye Selasi. Cunhado por Selasi (2005) e mencionado pela primeira vez no artigo “Bye-bye Babar (Or: What is an Afropolitan?)”, o termo foi, em seguida, abordado por teóricos como Achille Mbembe (2005), Wawrzinek e Makokha (2011), Simon Gikandi (2011) e Chielozona Eze (2014), dentre outros. Partindo do conceito de afropolitanismo e sua teorização, o artigo analisa o grau de aderência dos personagens ao termo.
Téléchargements
Références
ARTHUR, J. A. African Diaspora Identities. Negotiating Culture in Transnational Migration. Lanham, Md.: Lexington Books, 2010.
BERRY, J. W. Migração, Aculturação e Adaptação. In: DEBIAGGI, S. D.; PAIVA, G. J. de (Orgs). Psicologia, E/Imigração e Cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, p. 29-45.
CARREIRA, S. S. G.. Formas de voltar para casa: uma análise da identidade diaspórica em Adeus, Gana!, de Taiye Selasi. Scripta Uniandrade, v. 20, n. 1, p. 55-73, 2022. Disponível em:
https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaUniandrade/article/view/2216
Acesso em: 12 nov. 2022.
CASTLES, S.; HAAS, H.; MILLE, M. J.,The Age of Migration. International Population Movements in the Modern World Fifth Edition. Hampshire, New York: Palgrave Macmillan, 2014.
EZE, C. Rethinking African culture and identity: The Afropolitan model. Journal of African Cultural Studies, 26:2, p. 234-247, 2014. DOI: 10.1080/13696815.2014.894474. Acesso em: 05 out. 2022.
FAMILY MATTERS: How Novelist Taiye Selasi Came to Terms with Her Very Modern Family. London Evening Standard, 5 Apr. 2013. Disponível em: www.standard.co.uk/lifestyle/esmagazine/family-mattershow-novelist-taiye- selasi-came-to-terms-with-her-very-modern-family-8560426.html. Acesso em 17 Nov. 2022.
GIKANDI, S. Foreword: On Afropolitanism WAWRZINEK, J.; MAKOKHA, J.K.S. Negotiating Afropolitanism: Essays on Borders and Spaces in Contemporary African Literature and Folklore. Amsterdam, New York:: Rodopi, 2011. p. 9–11.
MBEMBE, A. African modes of self-writing. Identity, Culture and Politics, Volume 2, Number 1, p. 1-39, January 2001.
MBEMBE, A. Afropolitisme. Le Messager de Douala, Camarões, 20 dez. 2005.
MBEMBE, A. Afropolitanismo. Tradução de Cleber Daniel Lambert da Silva. Áskesis, v. 4, n. 2, p. 68 – 71, julho/dezembro, 2015. Disponível em:
https://www.revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/article/view/74 Acesso em: 18 abr. 2021.
PUCHEROVA, D. Afropolitan narratives and empathy: Migrant identities in Chimamanda Ngozi Adichie’s Americanah and Sefi Atta’s A bit of difference. Human Affairs, v. 28, p. 406–416, 2018. DOI: 10.1515/humaff-2018-0033. Acesso em: 03 out. 2022.
SELASI, T. Adeus Gana! São Paulo: Planeta, 2021.
SELASI, T. Bye-Bye, Babar. The LIP Magazine. Diversity and Multiculturalism. March 3, 2005. Disponível em: https://thelip.robertsharp. co.uk/2005/03/03/bye-bye-barbar/ Acesso em 18 ago. 2021.
STEINFELD, H. Afropolitan Space Invading between Neoliberalization and Africanization. 237 f. 2018. Tese de doutorado em Filosofia. Faculdade de Filosofia da Universidade Eberhard Karls de Tübingen, Alemanha, 2018.
UCHAM, E. U. An exploration of afropolitanism in Taiye Selasi's Ghana must go and chimamanda Adichie's Americanah. 141 f. Dissertação de Mestrado em Estudos Ingleses. Universidade de Namíbia, Namíbia, 2015.
WALLINGER, Hanna. Lost in transnation: Taiye Selasi’s Ghana must go! In: POCHMARA, Anna; LUCZAK, Ewa Barbara; DAYAL, Samir. New Cosmopolitanisms, Race, and Ethnicity: Cultural Perspectives. Berlin, Boston: 2019.
WAWRZINEK, J.; MAKOKHA, J.K.S. Negotiating Afropolitanism: Essays on Borders and Spaces in Contemporary African Literature and Folklore. Amsterdam, New York: Rodopi, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )